O estímulo sublimitar é aquele que é recebido abaixo do limite da percepção consciente.
Abaixo uma figura que é um estímulo associativo, mas não um estímulo subliminar, pois podemos observá-lo se tivermos atenção.
Abaixo um trecho escrito por Reginaldo De Franceschi Junior:
"Levando em consideração a função da atenção na propaganda (que é o despertar o interesse do espectador em relação ao produto ou serviço anunciado) justamente com os fatos aqui levantados, é possível notar possibilidades concretas de influência subliminar nessa etapa da comunicação: a capacidade de influência subliminar em reações e respostas conscientes poderia ser dirigida para otimizar o efeito da propaganda sobre o receptor, no tocante à atenção.
Segundo as comprovações das experiências, estímulos subliminares são frequentemente recebidos e assimilados, mas nunca exibem uma resposta consciente direta, sendo medidos indiretamente, através de métodos como as SCR*, por exemplo. Por conta disso, não seria possível utilizar qualquer meio subliminar para produzir um efeito consciente perceptível em um indivíduo. Isso fica evidente no estudo de Van den Hout, o qual observa que mesmo pacientes expostos subliminarmente às suas fobias não reagem conscientemente ao estímulo. Por outro lado, Milner e Goodale apresentaram evidências inegáveis de que pacientes com sérias dificuldades cognitivas podem desempenhar tarefas com relativo sucesso baseando-se apenas em sua percepção subliminar.
No contexto da propaganda, tais características indicam que um estímulo subliminar recebido gera um inpacto inconsciente, o qual exercerá alguma influência, positiva ou negativa, na reação posterior do indivíduo em relação à propaganda. Sendo assim, uma determinada propaganda poderia ser beneficiada por um estímulo anterior, o qual exerceria a função de prime, caso esse contivesse uma mensagem consistente e consonante com a propaganda. Por outro lado, frisa-se que esse estímulo, por si só, não produziria qualquer resultado consciente, contrariando as reação típicas atribuídas às propagandas subliminares."
*SCR - Skin Conductance Response, registros de mudanças da condutividade da pele.
Excelente tese de Reginaldo De Franceschi Junior sobre o tema (download direto em pdf) - Limiar: uma visão publicitária sobre os limites da percepção
Um post anterior sobre o assunto - Derren Brown Subliminal Advertising
3 comentários:
muito bacana esse post!bem esclarecedor.
Adorei! =)
Bem que a Val disse que hoje você iria postar algo bem bacana!
curti!já baixei o pdf e vou ler.
parabéns!
Postar um comentário