segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Consciência Emotiva
A consciência está relacionada a atenção. E, por sua vez, a atenção se volta de maneira muito mais intensa aos estímulos emocionalmente relevantes. "Tomar consciência" de um dado acontecimento ou objeto não parece ser um fenômeno puramente ativo; é também passivo na medida em que depende basicamente do quão emocionalmente estimulante ele seja.
Produzimos mais facilmente consciência de acontecimentos que geram medo, raiva, fome, sede, que estejam associados a sexo, ou seja, situações em que se faz necessário uma resposta rápida por parte do organismo, pois dela depende a sua própria integridade. O medo de algo nos faz evitar esse algo, a sede nos faz beber, a fome nos impele a abrir a geladeira em busca de comida, e assim por diante. A emoção é a essência da motivação para agirmos.
Por isso a visão de algo ameaçador chega à consciência antes de um estímulo não emocional. A amígdala capta o perigo de forma inconsciente e prepara o cérebro consciente para uma percepção importante, mais rica em detalhes.
Coisas boas, associadas ao prazer, também atraem rapidamente a atenção. Estudos mostram que o nosso cérebro reage com a mesma rapidez à fotografias de um bebê sorridente e a de um rosto raivoso. Em frações de segundo, ambas despertam atenção, consciência e ações mais rapidamente do que outros estímulos não emocionais.
Fonte: MindAsks mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário