Um raio ou relâmpago globular consiste numa descarga elétrica luminosa em forma circular. Sabe-se que a descarga tem origem na atmosfera, eventualmente desprendendo-se de uma nuvem, atingindo depois o solo e desaparecendo em poucos instantes.
Uma representação de 1901 do fenômeno.
Embora normalmente ocorram com as tempestades, em algumas ocasiões dão-se mesmo com bom tempo, podendo a sua velocidade atingir os 100 km/h, sendo a sua dinâmica independente da direção do vento ou da gravidade. Produzem sons similares a zumbidos e estalos, libertando à passagem, um odor semelhante a enxofre ou ozônio.
Esse fenômeno tem a capacidade ainda a ser estudada de atravessar matéria, há diversas suposições sobre essa peculiar caraterística, mas acredita-se que é devido ao fato do raio globular ser uma esfera de plasma (gás ionizado e eletricamente estimulado).
O fenômeno pode interferir nas emissões de rádio, deixando rastros por onde passa. O seu aparecimento terá afetado pessoas causando queimaduras, paralisias ou até mesmo a morte. Há relatos em cidades do interior em que as pessoas afirmam ter visto um globo de fogo nas ruas.
Reprodução do fenômeno em laboratório.
Em Inglês, o fenômeno é conhecido como Ball lightning.
Você provavelmente vai gostar deste artigo: Fogo de Santelmo.
Fonte: Wikipedia mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Nenhum comentário:
Postar um comentário