Considero um dos melhores livros que li no ano de 2012. O livro de Joshua Foer - A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo - é um passeio pela história da ciência da memória e as técnicas mais modernas da área.
Tudo começou com a cobertura jornalística do Campeonato de Memória dos Estados Unidos. Joshua Foer esperava encontrar participantes que tivessem capacidades excepcionais de memorização. Em vez disso, descobriu pessoas dedicadas a treinamentos que as ajudavam a se lembrar de poemas inteiros ou da ordem das cartas em um baralho. Deparou-se com uma verdade vital de que muitas vezes nos esquecemos: os seres humanos são a soma de suas memórias. Intrigado, Foer decidiu encarar o desafio.
Começava ali a jornada de um ano que levaria o jornalista de volta ao campeonato, não mais como testemunha, e sim como concorrente. Sob a tutela de três campeões de memória, o autor aprendeu técnicas antigas, lições e truques de memorização - métodos pouco utilizados atualmente - que exigem criatividade quanto determinação.
Em seu livro, o jornalista conta como são, e como treinou estas técnicas. Após um ano de treinamento, Foer ganhou o mesmo campeonato.
Abaixo, um vídeo imperdível do autor no TED.
Fonte: TED
Nenhum comentário:
Postar um comentário