Dicas de linguagem corporal ocorrem no que é chamado de um "cluster" - um grupo de movimentos, posturas e ações que reforçam um ponto comum. Um gesto simples pode ter vários significados, ou não significar nada.
Por Carol Kinsey Goman
Para Forbes
Você acabou de terminar sua apresentação, e percebe que seu chefe cruzou os braços sobre o peito. Sua sensação é que ele é resistente às suas idéias.
Você pede a uma colega para vir a sua reunião, e ela sorri em resposta. Você sabe que ela está feliz em participar.
Você está negociando com um fornecedor cuja expressão de perplexidade é congruente com sua declaração de que ele não percebeu que a cláusula estava no contrato. Você assume que ele está sendo honesto.
Você pode estar certo.
Ou você pode estar cometendo um erro comum sobre linguagem do corpo e lendo muito em um sinal não-verbal.
Dicas de linguagem corporal ocorrem no que é chamado de um "cluster" - um grupo de movimentos, posturas e ações que reforçam um ponto comum. Um gesto simples pode ter vários significados, ou não significar nada.
Prós linguagem corporal sabem que o comportamento geral de uma pessoa é muito mais revelador do que qualquer gesto único. A dica de leitura da linguagem corporal como um profissional é notar o primeiro sinal, mas esperar para confirmar com pistas antes de atribuir significado ao que você vê.
Seu chefe pode cruzar os braços por várias razões, mas quando o gesto é acoplado com uma careta, e se ele se afasta ou gira seu torso para longe de você, você tem um quadro composto e reforço a concluir que ele é resistente ao que você acaba de propor.
Um sorriso é a expressão mais usada para mascarar outras exposições emocionais (raiva, surpresa, nojo e desprezo), de modo que a vontade do seu colega para participar da reunião é mais convincente se ela também acena com a cabeça e se inclina ligeiramente para você.
O fornecedor é mais provável que ele esteja sendo sincero se a sua expressão facial é acoplada com as mãos abertas na altura do peito, palmas para cima, e os ombros ligeiramente levantados.
Tente isto: Conte até três. Ou seja, abster-se de assumir que qualquer gesto tem um significado particular até ver dois gestos corroborando que reforçam essa mesma mensagem.
Fonte: Forbes
Nenhum comentário:
Postar um comentário