Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como saber quando alguém está mentindo online

4 dicas para decifrar mentiras online


Por Susan Krauss Whitbourne, Ph.D.
Para Psycology Today


Se você está se recuperando de um relacionamento, se mudando para um novo lugar, ou tentando expandir seu círculo de amizade ou relacionamento, você pode se beneficiar das vantagens que os sites de relacionamento podem oferecer. Entretanto, estes sites podem se tornar uma armadilha para novatos, a não ser que você saiba identificar um mentiroso online. Ao contrário de interações pessoais, você não consegue perceber pistas não verbais como micro-expressões de medo, desvios de olhar, ou sinais de inquietação.

Apesar de parecer difícil, detectar mentiras na internet não é impossível. Um vez entendendo a linguagem de um mentiroso online, você pode até preferir detectar esses sinais na tela do que ler o rosto de uma pessoa.

Os professores de comunicação Catalina Toma (Universidade de Wisconsin-Madison) e Jeffrey Hancock (Universidade de Cornell) decidiram usar suas ferramentas de análises para detectar padrões de linguagens apresentados por mentirosos online. Eles realizaram entrevistas pessoais online com 80 usuários desses sites de namoro que já haviam preenchido seus perfis online. Os participantes classificaram com exatidão suas próprias auto-descrições, um processo que não detecta exatamente um mentiroso, mas avalia o auto-engano ou exagero.  Afinal, nem sempre queremos admitir a verdade de quem somos, mesmo para nós mesmos. Para complementar as auto-avaliações, os pesquisadores também calcularam o índice de engano que os participantes disseram sobre si mesmos quanto aos atributos físicos (altura, peso, idade) e compararam com as reais medições. As fotos apresentaram outro desafio. Um grupo de universitários comparou fotos online com as fotos tiradas no laboratório para determinar quão acuradas elas eram.

Obtiveram o índice de engano, nas palavras do método científico, a "variável dependente". Em outras palavras, construíram um índice que mostra o quão distante o perfil das pessoas está dos seus verdadeiros atributos, permitindo aos pesquisadores concluírem como predizer a medida das mentiras contadas pelos mentirosos online.

Para resolver este problema de previsão, Toma e Hancock contaram com a ajuda de um programa linguístico de computador. O programa analisou as auto-descrições que os participantes incluíram em seus perfis. Processando os números e tipos de palavras que os dados online produziram, o computador encontrou 3 reveladores sinais de mentira.

  • Primeiro, mentirosos online te tendem a evitar os temas sobre os quais mentiram em seus perfis. Se eles mentiram sobre o seu peso, eles evitam o uso de palavras relacionadas com alimentos. Se suas fotos mentiram sobre sua aparência, eles escrevem mais sobre o trabalho e outras realizações para desviar a atenção das mentiras que eles produziram sobre sua aparência.
  • Segundo, os mentirosos tendem a usar menos palavras em geral. Quanto menos falar, menor a probabilidade de ser pego em uma mentira.
  • Terceiro, mentirosos ficam longe de expressar emoções negativas. Eles querem exalar uma imagem positiva, e isso significa deixar de fora tudo o que poderia ser interpretado como ruim.


Os resultados das análises do computador se encaixam em uma teoria conhecida como Teoria do Engano Interpessoal (Interpersonal Deception Theory), que prevê que os mentirosos utilizam a comunicação de forma estratégica para atingir seus objetivos.

Estas são grandes pistas, mas que se você não tem um programa que possa analisar o que você está lendo no seu computador? Em outras palavras, as pessoas podem detectar mentiras nos perfis online? Seria bom se pudéssemos, mas, infelizmente, a mente humana é mais facilmente influenciável. Estamos sujeitos ao que os pesquisadores chamam de "viés da verdade". A maioria de nós normalmente assume que as outras pessoas são honestas. Esta tendência foi encontrada em outra fase do estudo.

Toma e Hancock recrutaram em seguida um grupo de 62 alunos de graduação para ler algumas das auto-descrições de computador já analisadas. Como se viu, os avaliadores humanos não eram melhores do que a probabilidade de escolher os mentirosos online. Além do mais, eles basearam suas decisões apenas no comprimento das auto-descrições. Quanto mais longa a auto-descrição, o mais verdadeiro parecia aos avaliadores. Apesar de avaliar corretamente comprimento como um preditor de veracidade, no entanto, os seres humanos eram muito piores do que os computadores para farejar os mentirosos. Os seres humanos tendem a usar pistas como pronomes: falando sobre "nós" evoca mais confiança do que falar de "você". Estes não são sinais tão relevantes quanto os que os computadores aprenderam para separar as pessoas verdadeiras de mentirosas, mas elas fornecem evidência de uma quarta pista sobre mentira online.

Se você está procurando melhorar suas habilidades como detector de mentiras online aqui vão 4 passos simples que podem ajudar a você a decifrar perfis online.

1. Quanto mais longo, melhor.

Um perfil rico em auto-descrição é mais provável de ser mais verdadeiro. Mentirosos têm medo de serem pegos em suas próprias armadilhas. Quanto mais detalhada for a vida de uma pessoa, mais provável é que contenha precisas auto-representações.

2. Olhe a consistência.

Quando pessoas falam sobre elas mesmas em uma parte do perfil, elas devem ser capazes de mostrar em outros lugares do perfil informações que se confirmem. Não basta ler uma auto-descrição de cima a baixo. Volte e verifique se as informações do perfil batem uma com as outras. Você pode também, se realmente estiver interessado, fazer uma rápida verificação pelo Google.

3. Entenda que mentirosos evitam emoções negativas.

Um mentiroso quer que você se sinta animado e confuso, mas não desconfortável: "Está tudo bem." Um não-realística imagem positiva pode ser exatamente isso - não realística.

4. Cuidado com os "nós". 

Evite ser arrastado pela teia do mentiroso que tenta por você e um estranho juntos. Um número muito grande de pronomes na primeira pessoa do plural pode significar que a pessoa está tentando fazer com que você se sinta emocionalmente próximo ao escritor, mas não que isso seja particularmente honesto.

O víes da verdade pode operar ainda mais em situações de encontro online que em situações diárias. Se nós gostamos da foto de alguém (lembre-se é improvável que foto seja precisa), estamos dispostos a suspender a descrença. No entanto, o mundo online tem muitas armadilhas. Aprenda a deixar sua cabeça governar o seu coração, e suas experiências on-line podem ser muito mais gratificantes.


Fonte: Psycology Today
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...