Leonardo Martins - Mentalista

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vigaristas do velhos tempos: George Parker

E se você acredita... eu tenho uma ponte e eu gostaria de vendê-la ...

Esta é uma frase embutida na cultura americana, e refere-se, naturalmente, para vender a algum idiota a Ponte do Brooklyn. Tudo isso vem de um homem: George Parker (1870-1936).


Na verdade, ele era tão bom em vender marcos públicos, que ele vendia a ponte de Brooklyn duas vezes por semana,  POR ANOS. Parker convencia empresários de que a cidade precisava de dinheiro e que precisava vender alguns ativos (hoje em dia pode-se usar o termo “vigarista” em nome de "privatização") e uma pessoa que possuísse a ponte poderia fazer uma fortuna cobrando um pedágio para os motoristas que queriam atravessá-la. A polícia rotineiramente tinha de vir e parar a rodada de "novos proprietários" que estavam montando cabines de pedágio.

Ele poderia alugar escritórios mobiliados impressionantemente cheio de funcionários que trabalham duro (outros vigaristas). Para impressionar e convencer sobre sua licença, mudava de escritórios regularmente. Ele forjava documentos falsos impecáveis, oferecendo prova de ser dono de várias propriedades.

Um método de ganhar credibilidade era simplesmente ficar andando à toa pela ponte por horas, casualmente puxando conversas. Ele poderia mencionar que estava planejando fazer uma cabine de pedágio, e oferecia a licença para coletar pedágios. Mais tarde, iria confessar que sendo um engenheiro, ele não era tão experiente neste aspecto do negócio. De fato, ele tinha outras pontes para construir e queria sair da coisa toda. Outras vezes, ele seria um funcionário do governo. A licença poderia ser transferida para as suas mãos e... boom.

Às vezes, se a licença não poderia ser paga pelo preço inteiro, Parker fazia um "empréstimo" de uma parte do dinheiro necessário para comprar a ponte. Ele tentou o primeiro golpe quando tinha apenas 20 anos: convenceu um turista a vir a Nova York para comprar a ponte. O golpe funcionou e ele fugiu por 45 anos.

Ele vendeu Madison Square Garden inúmeras vezes, o Metropolitan Museum of Art, a Estátua da Liberdade, se pôs como neto do general Grant para vender o tomo de Grant.

Seu sucesso foi lendário. No entanto, todas as coisas boas chegaram ao fim, finalmente em 1928 ele foi preso e condenado a pena de prisão perpétua, que cumpriu nos seus 8 anos seguintes de vida. Ele foi extremamente popular na prisão, tanto entre os outros detentos como com os guardas, que se deliciavam com suas façanhas.

Fonte: The SteamPunk Opera

Um comentário:

AndressA disse...

Essa técina é aquela usada nos "bonequinhos dançantes", onde o boneco é manipulado por várias pessoas vestidas de preto???!!!
Saudadeees! Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...