Leonardo Martins - Mentalista

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Richard Wiseman

Richard Wiseman é mágico profissional e Ph.D. em Psicologia. Atualmente é professor Universidade de Hertfordshire, Inglaterra. Publicou vários livros, entre eles o editado no Brasil: 59 segundos (Recomendo).

"Em meados dos anos 1980, o psicólogo de Harvard, Daniel Wegner, deparou por acaso com uma frase obscura, mas intrigante retirada de Notas de inverno sobre impressões de verão, de Dostoiévski: "Tente atribuir-se a tarefa de não pensar num urso polar e você verá que essa maldita idéia lhe virá à mente a cada minuto." Wegner decidiu realizar uma experiência simples para descobrir se isso é verdade. Cada pessoa de um grupo de voluntários se dispôs a ficar sentada, sozinha numa sala, e recebeu a incumbência de pensar em qualquer coisa, MENOS no urso polar de Dostoiévski. Pediu-se que cada uma delas tocasse uma campainha toda vez que o urso proibido surgisse em sua mente. Em pouco tempo uma cacofonia de campainhas mostrou que Dostoiévski estava certo: tentar suprimir certos pensamentos faz com que as pessoas pensem de forma obsessiva exatamente por aquilo que estão tentando evitar.

(...) Mais de 20 anos de pesquisa têm demonstrado que esse fenômeno paradoxal acontece em diferentes aspectos da vida diária, mostrando, por exemplo, que pedir que pessoas em dieta não pensem em chocolate faz com que aumentem o consumo de tal alimento, e pedir que a população não eleja tolos para o governo a estimula a votar em George Bush."

2 comentários:

Isadora disse...

muito bacana o post. lembrou-me de uma cena do filme "a origem" em que um personagem pede a outro para "plantar" uma ideia na cabeça de seu maior concorrente. o personagem explica resumidamente o que esse post explicou de maneira detalhada. curti =)

amanda disse...

Adorei também! Sintetiza mesmo algumas coisas da psicologia. Parabéns pelo blog
amanda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...