Leonardo Martins - Mentalista

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Breve Resumo da História da Mágica

(Hieronymus Bosch: The Conjurer, 1475-1480)

Por Carlos Steiner (curso de mágica clássica):

"A mágica é uma das artes mais antigas, os historiadores datam sua existência desde os primórdios da civilização. Quem demonstrasse ter mais poderes mágicos teria o domínio sobre os demais.

Na era Medieval todo rei tinha um mago e esses magos eram conhecedores da arte da mágica que passavam sigilosamente aos seus aprendizes. Os aprendizes eram selecionados dentre aqueles que tivessem maior capacidade de guardar segredo, especialmente o maior de todos: tudo é truque.

A mágica só tomou espaço nas casas de espetáculos no século XIX com o francês Robert Houdin, entretanto só veio a ser mundialmente difundida com o húngaro Houdini, mestre dos escapes.

Atualmente houve uma reformulação na mágica onde o entrosamento entre o artista e a platéia é fundamental.

Na década de 70 surge um mágico que usava Jeans e camiseta, chamado Doug Henning. Apesar de não ser um nome mundialmente conhecido alcançou muito sucesso no Canadá e nos Estados Unidos, na Broadway, foi protagonista de grandes marcas de bilheteria. Como Robert Houdin, Henning aproximou a mágica da realidade. Seu show fazia sucesso mesmo sem ser 100% polido e com um elenco amador.

Nascido no dia 16 de setembro de 1956, em New Jersey, David Seth Kotkin, David Copperfield foi o responsável por divulgar a arte mágica pelo mundo. Com seu profissionalismo, Copperfield, poliu seu show e, como seu precursor (Henning), aproximou a mágica da platéia. Sexto artista mais bem pago do mundo, recordista da Broadway, tornou a mágica um grande e lucrativo negócio."

Um comentário:

AndressA disse...

Hummm... Tenho adorado os posts daqui, o site está cada vez mais fascinante. Parabéns! Saudades mil...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...