Leonardo Martins - Mentalista

terça-feira, 14 de maio de 2013

Linguagem Corporal - Os pés não mentem


A comunicação não-verbal é mais complexa do que muitas pessoas pensam. Um conhecimento prático de comunicação do corpo requer aprender um número grande de diferentes subsistemas, alguns dos quais pode estar aparentemente em conflito uns com os outros. Por exemplo, alguns diferenciam sutilezas em emoções internas em conflito que a pessoa pode estar passando e em como isso influencia na linguagem corporal enviada.

Muitas vezes, as expressões faciais parecem estar em conflito com a expressão dos olhos. Assim como, muitas vezes, um indivíduo vai cruzar seus braços não por proteção (se fechando), mas para manter a temperatura mais quente, ou ainda, apenas para relaxar a musculatura das costas.

Para ler alguém, você (como o intérprete ou interrogador) deve entender as sutilezas de cada um destes subsistemas de linguagem corporal, como eles são integrados e se equilibram um com o outro, e quais pesam mais (em termos de verdade da expressão). A má interpretação da linguagem corporal pode levar a algumas impressões infelizes, e ainda a profecias auto-realizáveis.

Embora a face revele muitos dos principais sinais na linguagem corporal, o resto do corpo preenche as lacunas da história. O ponto de partida? Os pés. Alguns especialistas em leitura de linguagem corporal a têm a tese de que os os pés são a parte mais "honesta" do corpo.

Um indício de que isso pode ser verdade, é que as pessoas não são tão auto-conscientes sobre o posicionamento e movimento de seus pés. Os pés têm uma ligação muito direta com o humor (o que não deve ser confundido com a passagem e cruzamento de pernas, que é governado por um subsistema não verbal inteiramente diferente).

As pessoas tendem a ignorar o fato de que seus pés estão se comunicando - e como tal, eles tendem a não dissimular suas emoções.


A dica dos pés


A maneira como movemos nossos pés pode indicar que estamos relaxados (figura ao lado), ou que precisamos relaxar (uma maneira mais firme de fazer o mesmo movimento).

Um movimento muito comum são os pés ancorados na perna da cadeira. Pode indicar uma tentativa de se manter fixa no lugar (quando a pessoa está em grande desconforto), ou uma auto-afirmação do tipo "eu não quero sair daqui" (e a pessoa não quer ir embora de jeito nenhum). É preciso sempre analisar o conjunto (clusters).

Se você está sentado ou em pé, se os pés de uma pessoa estão apontados em sua direção é um indício de que essa pessoa está desfrutando de sua companhia, e provavelmente quer se concentrar em você.

Se o tronco da pessoa está voltado para você, mas os seus pés apontam para a porta de saída, pode ser que a pessoas esteja de frente para você por educação, mas  no fundo, esteja preparada para ir embora, ou não. Novamente, tudo tem que ser avaliado em clusters.




Adaptado de Sending Signals mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...