Este é um post feito para os meus amigos escritores, músicos, e apreciadores de artes em geral.
A idéia de escrever um blog foi a de compartilhar com as pessoas o caminho de conhecimento da minha arte, o Mentalismo. Como toda grande arte, ela bebe de várias fontes e dança com as outras artes. Aqui quero compartilhar algo sobre como contar histórias.
Com o roteiro do meu trabalho não poderia ser diferente. Comecei tentando entender a criação de uma rotina com dicas de mágicos modernos. Meu grande aprendizado sobre roteiro, para a construção das minhas rotinas, veio com o livro Story de Robert Mckee (falo aqui sobre ele).
"Histórias são equipamentos para a vida. A vida não informa como ser vivida. Se só houvesse a vida e nada mais para nos orientar neste vale de lágrimas estaríamos perdidos."
- Robert MacKee
Procurei também entender como funcionava o fenômeno J.J.Abrams (foto ao lado). É impressionante como em todo trabalho dele eu me sentia preso em sua história. Primeiro com o seriado Lost, depois com Fringe. J.J. Abrams tem dedos mágicos: todo roteiro que ele toca vira ouro. No final, é sempre sobre contar uma boa história.
Então, conversando com o próprio Richard Osterlind, ele me orientou sobre roteiro: "Se quer saber o melhor sobre construção de roteiro mágico, beba da fonte: sobre Tarbell Course (escrito em 1928)". Aí foi que eu descobri que eu não sabia nada sobre mágica. Mágica é sobre roteiro.
Recomendo esta entrevista de Robert McKee até para executivos de empresas:
Entrevista na Globo News:
Um dos maiores gurus de Hollywood, Robert Mckee, fala sobre a arte do roteiro
Você provavelmente vai gostar de ler também: Roteiro em Celtx mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Nenhum comentário:
Postar um comentário