Leonardo Martins - Mentalista

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Linguagem Corporal pode "predizer" uma recaída?

Sua linguagem corporal pode ser capaz de prever se você irá ter uma recaída sobre o álcool, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de British Columbia.












A variável principal? Vergonha.

O estudo entrevistou recentemente, por duas vezes, alcoólatras que estavam sóbrios. Na primeira entrevista, eles foram questionados sobre quando eles beberam e se se sentiram mal com isso, ao mesmo tempo em que a entrevista estava sendo gravada. Quatro meses depois, eles foram perguntados se eles tiveram uma recaída. Alcoólatras que tinham mostrado sinais de vergonha na sua linguagem corporal, na primeira entrevista, (ombros caídos ou peitos estreitados) eram mais propensos a ter uma recaída.

Se você já esteve nos Alcoólicos Anônimos ou se já foi em um centro de tratamento residencial para dependência de álcool, você sabe, em primeira mão, o quanto a vergonha pode desempenhar um papel em sua doença. Vergonha é um sentimento que se relaciona com o que a sociedade diz o que é certo e errado, mas também é mostrada na sua linguagem corporal. Sensação de vergonha é mostrada quando alguém oferece pouco ou nenhum contato com os olhos quando se fala, têm ombros caídos ou postura caída, fala negativamente sobre si mesmo ou têm comportamentos autodestrutivos.

O problema é que a vergonha diz aos alcoólatras que eles são más pessoas, ao invés de dizer que suas ações passadas são o resultado de sentimentos vergonhosos. Os resultados do estudo sugerem que a vergonha pode fazer mais mal do que bem, porque pode motivar o alcoólatra a se esconder, fugir e se esquivar do problema.

Os pesquisadores disseram que "uma razão para que os programas para ficar sóbrio sejam eficazes é porque eles encorajam as pessoas a verem os seus comportamentos como algo que eles devem se sentir culpados, mas não necessariamente com vergonha".

Uma dica rápida para se lembrar é que a vergonha é gerada externamente e a culpa é gerada internamente.

Nós estamos mais no controle de nossos sentimentos internos, que são gerados por nós mesmos. Os 12 passos são um processo bonito, onde você vai aprender a resolver os sentimentos de culpa e vergonha para ajudá-lo a ficar sóbrio.


Fonte: Recovery Connection mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...