Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 25 de março de 2013

Decorando um estéril Palácio das Memórias

Pessoas que sofrem de depressão grave têm grande dificuldade em chamar memórias vivas de seu passado, e os médicos acreditam que essa fraca memória autobiográfica pode contribuir para o transtorno de humor.























Por Wray Herbert
Para Ted Weekends

Na minha mente, eu tenho agora uma imagem de nudistas com excesso de peso em bicicletas. Não é uma imagem que eu quero na minha cabeça, mas é vívida e - meu palpite é – será duradoura. Eu tenho consciência jornalística para agradecer ao Joshua Foer por isso. Acabo de assistir sua encantadora e muito popular TED Talk sobre memória (aqui), e ele usa essa imagem para ilustrar um dispositivo mnemônico antigo chamado "Palácio das Memórias" (meu post sobre esta técnica)- uma técnica que ele tem, na verdade, usado para memorizar o TED Talk em si.

Seu próprio Palácio da Memória - ou casa de memória - começa na porta de sua própria casa, onde ele retrata esse conglomerado de ciclistas nus. Então, como ele mentalmente caminha pelo andar térreo de sua casa, ele encontra outras imagens vívidas que ele vinculou a várias salas - primeiro o monstro do biscoito e Mr. Ed, seguidos por Britney Spears na mesa de café, os caracteres do O Mágico de Oz na cozinha, e assim por diante. Ao ligar imagens estranhas e surpreendentes por uma rota familiar, ele pode ajudar sua memória - e a recordar os pontos-chave do que ele quer fazer.

Os cientistas sabem há muito tempo sobre esta técnica de memorização, o que eles rotulam como Método de Loci. Em seu livro best-seller, “A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo”, Foer descreve como os melhores memorizadores do mundo utilizam esta técnica antiga para competir em concursos de memória - memorizar plataformas múltiplas de cartas embaralhadas ou centenas de dígitos binários aleatórios. O livro e o TED Talk nos leva dentro deste mundo, em vez de uma estranha competição memória.

Mas, como observa Foer, estas competições de memória são apenas exageros da memória sobre os desafios que todos nós enfrentamos todos os dias. Mesmo para aqueles de nós com memórias médias, a chave para a recuperação bem sucedida é o que os especialistas chamam de codificação elaborada: A mais viva e concreta de uma imagem é o que ela tem de mais bizarro, divertido ou atrevido e que vai ficar provavelmente na mente. Elaboração é a chave para o Palácio da Memória.

Os Palácios da Memória de algumas pessoas são bastante estéreis, no entanto. Notavelmente, as pessoas que sofrem de depressão grave têm grande dificuldade em evocar memórias vivas de seu passado, e os médicos acreditam que essa memória autobiográfica pode contribuir para o transtorno de humor.

Recentemente, os psicólogos cientistas no Reino Unido têm vindo a explorar a idéia de usar o Método de Loci para decorar seus palácios - para que eles possam ter mais alegria.

O psicólogo clínico Tim Dalgleish, trabalhando com colegas do MRC Unidade de Ciências e Cognição do Cérebro, em Cambridge, sabia que a depressão muitas vezes prejudica a capacidade de recuperar memórias positivas e de auto-afirmação. Mesmo quando as pessoas deprimidas não conseguem evocar memórias felizes, elas não parecem melhorar muito seu humor. Dalgleish suspeita que a qualidade das memórias pessoais dos depressivos é pobre - falta de detalhes concretos - e ele se perguntou se a técnica Palácio de Memória pode ser usada como uma intervenção clínica.

Aqui está o estudo: Ele recrutou voluntários que tinham sido diagnosticados com maior depressão. Cerca de metade tinham experimentado atualmente um episódio depressivo, enquanto os outros estavam em remissão. Cerca de metade de cada grupo se encontraram face a face com um pesquisador para o treinamento do Método de Loci.

Eles começaram por gerar 15 imagens positivas, afirmando lembranças do passado. As memórias que primeiro vieram eram freqüentemente vagas e gerais, mas depois tiveram a ajuda do pesquisador que elaborou cada um deles com o máximo de detalhes ricos e concretos possíveis. Então, eles usaram um mapa mental familiarizado - ou a sua casa, assim como Foer, ou seu trajeto para o trabalho - e anexaram estas 15 memórias para imagens memoráveis colocados ao longo do percurso. Por exemplo, um voluntário tinha boas lembranças de uma conversa com sua melhor amiga em um café de Nova York, ele então se imaginou na frente de sua casa, que tinha sido transformada em uma cadeia americana popular de café, com sua amiga sorrindo. Eles todos fizeram isso com todas as 15 memórias, e as utilizaram.

Os outros voluntários, os de controle, também receberam treinamento de memória -, mas com uma técnica chamada de “Segmentando e Ensaiando”. Com esta abordagem, os voluntários do grupo dividiram as memórias em categorias - bons momentos com as crianças, por exemplo - para depois ensaiar. Dalgleish suspeita que ambas as técnicas de memória possam ajudar os voluntários deprimidos a enriquecer os seus repositórios de lembranças positivas, mas ele previu que a técnica do Método de Loci teria efeitos mais duradouros.

E isso é exatamente o que eles encontraram. Conforme relatado na revista Clinical Psychological Science, todos os voluntários praticaram em casa por uma semana, e quando voltaram ao laboratório todos tinham conseguido melhorar o acesso a experiências alegres do passado. Isto era verdade tanto se eles estavam deprimidos no momento ou em remissão.

No entanto - e esta é a principal conclusão –ao fazer um acompanhamento desses voluntários uma semana mais tarde para recordar o teste, somente àqueles que tinham aprendido o Método de Loci tinham mantido estas recordações. Presumivelmente, essas pessoas poderiam recorrer a este rico repositório de boas recordações no futuro, e à vontade, para ajudar a regular seu humor. Os de controle, pelo contrário, mostraram uma queda significativa na recuperação de experiências felizes do passado.

Para continuar com o exemplo de Foer sobre uma residência mnemônica, aqueles que passaram pela intervenção do Método de Loci agora vivem em casas ricamente decoradas, enquanto os outros continuam a ocupar os seus aposentos espartanos e melancólicos.

Dica do meu amigo, Leandro Lima.

Aprenda este método aqui: Palácio das Memórias - Técnica de Memorização

Fonte: TED mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...