Leonardo Martins - Mentalista

domingo, 24 de março de 2013

Aprendizado significa estabilidade

Se ao olhar uma foto antiga você se lembra de fatos da época, que não estão na foto e que não foram revividos durante muitos anos, como é possível que tal informação seja "armazenada" nos neurônios durante todo este tempo?


"Um episódio é uma relação entre informações sensoriais e respostas motoras e/ou emocionais, que são coerentes num tempo e num espaço.

A memória deste episódio é a estabilização das sinapses entre os neurônios envolvidos nos processamentos dessas informações sensoriais e aqueles envolvidos na determinação das respostas motoras e emocionais associadas.

A base molecular do aprendizado e da memória deve ser entendida dessa maneira. Isto é, a partir do controle de processos que estabilizam sinapses relevantes ao fato a ser aprendido ou memorizado. A memória biológica é uma memória endereçada por conteúdo.

Em outras palavras, é definida a partir de relações entre eventos ou fatos. Dessa maneira, a evocação de um dado evento deve, em geral, facilitar a lembrança de outros fatos a ele relacionados."

Entrevista concedida pelo Prof. Dr. Armando Freitas da Rocha, neurocientista, em 2000.


Exercite sua memória: pegue uma foto antiga e tente se lembrar de várias coisas que você fez no mesmo dia. Quantas coisas foi capaz de recordar?



Fonte: Neurociências em Benefício da Educação
mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...