Leonardo Martins - Mentalista

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Como entender a linguagem corporal

Por William Hageman
Para Tribune Newspapers

Claro, seus patrões gostam de você. Mas, apesar de seus lábios estarem dizendo: "Nós o respeitamos muito como um membro da nossa valorizada equipe", outras partes de sua anatomia estão dizendo: "Você é um sapo. Vá embora."

Da mesma forma, você pode estar expressando a mesma coisa com seu chefe. E essa não é uma ótima maneira de obter uma promoção.


É por isso que você deve saber uma ou duas coisas sobre a linguagem corporal.

"Todo mundo tem a capacidade (para ler a linguagem corporal), mas não estão usando conscientemente", diz Patti Wood, mídia treinadora, especialista em linguagem corporal e autora de "Snap: Making the Most of First Impressions, Body Language and Charisma" (New World Library). "Quanto mais você usá-lo conscientemente, mais confiante você se torna."

Existem várias áreas do corpo e posições que podem mostrar seus sentimentos verdadeiros. Aqui estão alguns lugares para começar.

É preciso alguma prática para interpretar corretamente a linguagem corporal de alguém - e controlar os sinais que você está enviando também.

Face


A expressão facial e o contato visual são formas importantes de interesse e respeito, diz Laurie Kontney, professora adjunta e clínica do departamento de fisioterapia da Universidade de Marquette. Mas, focar um rosto vem com ressalvas.

"Algo tão simples como o contato visual é percebido de forma diferente em culturas diferentes", Kontney diz, acrescentando que as gerações mais velhas valorizam mais isso do que as gerações mais novas.

Contato visual também pode ser manipulador. O político pode te olhar nos olhos e te vender um projeto de lei de mercadorias fajuto.

"Um efeito vibrante é uma indicação de estresse, não necessariamente de fraude", diz ela. "Olho obstruído, quando os olhos fecham por um longo momento, quando você faz uma pergunta ou antes de alguém falar, pode ser engano ou estresse."

Mas, um estudo recente na revista Science observa que a linguagem corporal é um indicador muito melhor do estado emocional de uma pessoa do que expressões faciais.

Pés


Patti Wood diz: “Os pés são a parte mais honesta do corpo. Eles estão sob o mínimo de controle do consciente, e eles são a primeira parte do corpo a responder ao estresse".

Os pés estão relacionados com a nossa resposta de luta ou fuga. Pés normalmente têm de fazer algo se houver uma situação estressante. "Se você está em uma entrevista de emprego, o entrevistador pode estar sorrindo para você, e os pés dele podem estar saltando", diz Wood. "Ele está pensando, 'eu quero sair daqui’. Assim, os pés são os mais precisos.”

Observe se os dedos dos pés da pessoa estão apontando para você (bom) ou para a porta (ruim).

Proximidade


Ele está se inclinando para você ou para se afastando? E como é que ele está próximo a você? "Em algumas culturas, a proximidade é valorizada", diz Kontney, mas o inverso pode ser verdadeiro. Nos EUA, as pessoas pensam "nós não queremos ninguém em nosso espaço”. Além disso, o ângulo onde você está ao se comunicar pode influenciar a percepção. "Chegar muito próximo ao rosto de alguém, o rosto, pode parecer conflituoso, não importa como calmante as palavras sejam ditas.”

"Postura é definitivamente importante, mas o uso do espaço e proximidade e até mesmo o ângulo vão fazer a diferença de como sua mensagem é recebida", diz ela.

Imitando


Quando você fala com alguém que copia a sua posição do corpo e seus gestos, geralmente, significa que a pessoa está envolvida no que você está dizendo. É também uma boa maneira de mostrar o seu interesse, Kontney diz.

"Em uma conversa, se a pessoa se inclina para frente, você se inclina para frente. Se a pessoa cruza as pernas, cruze as pernas. Se eles têm os seus braços de lado, você coloca seus braços de lado. Não faça isso direto, não seja óbvio... É uma coisa natural que ocorre quando você tem uma boa comunicação e linguagem corporal.”


Fonte: Chicago Tribune mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...