Leonardo Martins - Mentalista

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Radiografia dos Golpes

Conhecendo os mecanismos psicológicos dos golpes, pode-se evitar que você entre na lista de vítimas de vigaristas.


Por Sergio Senna
Para IBRALC

Uma boa estratégia preventiva começa entendendo as fases gerais de um bom golpe.
Toda picaretagem passa por três fases principais:

  • Promessa;
  • Fidelização; 
  • Truque.

A Promessa


Na fase da promessa, o vigarista vai:

(1) chamar a atenção da vítima,
(2) estabelecer algum tipo de contato,
(3) e introduzir a sua proposta.

Nessa fase, em golpes mais elaborados, outros comparsas podem participar para dar mais credibilidade ao picareta que está interagindo com as vítimas. Apesar disso tudo, essa fase se caracteriza por uma promessa “irrecusável”.

Sob o ponto de vista psicológico, pessoas vaidosas ou gananciosas são vítimas potenciais que são sempre procuradas pela atenta percepção dos estelionatários. Essas características as fragilizam brutalmente, tornando-as presas fáceis…

A Fidelização 

A fidelização é caracterizada por algum tipo de estratégia que tenha por objetivo dar credibilidade à proposta realizada na fase anterior. Nessa fase, são utilizados artifícios que levem a vítima a acreditar que a proposta é verdadeira e que ela sairá ganhando.

Por exemplo, alguém que quer se fazer passar por um médico, pode pedir que um comparsa ligue para o telefone da vítima (um hotel, por exemplo) procurando pelo Dr. Fulano, que está hospedado ali, ou mesmo enviar alguma mensagem escrita ou radiografia que será “examinada” diante da vítima.

Cumplices estrategicamente ensaiados também são comumente utilizados nessa fase. Alguém que chega e fala de uma compra anterior bem sucedida, alguém que ganha o prêmio etc. O que a vítima não sabe é que essas pessoas fazem parte do esquema.

Sem falar muito, um ambiente de credibilidade pode ser rapidamente construído, tornando a vítima mais suscetível ao golpe. É uma fase muito importante para que qualquer falcatrua seja bem sucedida. Afinal, por que alguém depositaria R$ 2.000,00 numa conta bancária alheia para receber R$ 20.000,00? Se você vai receber tanto dinheiro, basta descontar a taxa da quantia a ser recebida…. Entretanto, esse é um dos golpes mais aplicados e bem sucedidos no Brasil.

O Truque 

Na fase do truque, alguma estratégia será utilizada para trocar o produto, o maço de dinheiro, as cartas do jogo, o que quer que seja o objeto do golpe.

Esse momento se caracteriza pela distração da vítima enquanto o truque é realizado. Normalmente, os golpistas são verbalmente muito hábeis e também nos movimentos manuais. Os estelionatários também incluem elementos de controle nessa fase, como por exemplo garantir que a vítima esteja num local específico durante um determinado período de tempo necessário à realização do truque.

Além disso, alguma situação externa pode ser criada para distrair a vítima apenas pelos instantes necessários à realização do “truque”. Um casal tendo uma acalorada discussão em tom de voz alto sobre assuntos pessoais é um exemplo dos artifícios mais utilizados para distrair as vítimas.


Fonte: IBRALC mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...