Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 19 de janeiro de 2013

Joshua Foer: Façanhas de memória que qualquer um pode fazer

Considero um dos melhores livros que li no ano de 2012. O livro de Joshua Foer - A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo - é um passeio pela história da ciência da memória e as técnicas mais modernas da área.


Tudo começou com a cobertura jornalística do Campeonato de Memória dos Estados Unidos. Joshua Foer esperava encontrar participantes que tivessem capacidades excepcionais de memorização. Em vez disso, descobriu pessoas dedicadas a treinamentos que as ajudavam a se lembrar de poemas inteiros ou da ordem das cartas em um baralho. Deparou-se com uma verdade vital de que muitas vezes nos esquecemos: os seres humanos são a soma de suas memórias. Intrigado, Foer decidiu encarar o desafio.

Começava ali a jornada de um ano que levaria o jornalista de volta ao campeonato, não mais como testemunha, e sim como concorrente. Sob a tutela de três campeões de memória, o autor aprendeu técnicas antigas, lições e truques de memorização - métodos pouco utilizados atualmente - que exigem criatividade quanto determinação.

Em seu livro, o jornalista conta como são, e como treinou estas técnicas. Após um ano de treinamento, Foer ganhou o mesmo campeonato.

Abaixo, um vídeo imperdível do autor no TED.



Fonte: TED
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...