Leonardo Martins - Mentalista

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Você pode criar uma falsa memória em uma fração de segundo

Extensão de limite é um fenômeno descrito como um erro de memória: Nós nos lembramos de cenas como tendo limites maiores do que aquilo que originalmente vimos. 


Por Dave Munge
Para Cognitive Daily

Dê uma olhada nessas duas fotos de Jim:


Se você só viu a foto A separadamente, depois você irá se lembrar de ter visto uma imagem que se parece mais com imagem B. Se você as olhar lado-a-lado, é fácil ver que a imagem A é cortada, mas se você olhar as fotos separadamente, então é provável que você lembrará da primeira imagem tendo limites mais amplos do que realmente tem. Essa é a extensão de limite.

Mas, com que rapidez a extensão de limite ocorre? Muito rapidamente, como este filme demonstra:


Aqui eu separei as duas fotos de Nora por apenas 1/2 segundo. Aos meus olhos, elas não parecem diferentes - é como se eu visse a mesma imagem duas vezes. Mas, a segunda visão (sem enchimento de outra imagem entre elas) mostra que, na verdade, estenderam-se os limites. Se isto é repetível, podemos agora dizer honestamente que a extensão de limite é um "erro de memória"? Como rapidamente a extensão de limite realmente ocorre?

Helene Intraub e Christopher Dickinson mostraram para voluntários monitores semelhantes ao meu exemplo, mas tomaram uma abordagem mais sistemática para ver se a extensão de limite realmente pode ocorrer em um período tão curto de tempo. Em uma parte do tempo, a mesma imagem foi repetida, com 42 milissegundos ou 250 milissegundos de intervalo entre as fotografias. Às vezes, o limite foi estendido (a de perto, foi seguida por uma foto de grande-angular, como no meu exemplo). Os espectadores foram convidados a classificar a segunda foto em cada seqüência em comparação com a primeira imagem. A escala variou de -2 (muito mais para cima) para +2 (muito mais longe). Aqui estão os resultados:



Pode levar um pouco de explicação para convencê-lo, mas este gráfico mostra claramente que a extensão de limite ocorreu em ambas às condições. Quando os espectadores viram a mesma imagem repetida, eles eram significativamente mais propensos a dizer que a segunda foto era "mais perto" do que a primeira. Isso só poderia acontecer se eles estivessem esperando uma imagem mais ampla - isto é, se havia sido estendido os limites da imagem. Quando a segunda foto era, na verdade, maior do que a primeira, os espectadores avaliaram como sendo menos larga do que uma imagem close-up equivalente. Novamente, a extensão de limite ocorreu.

O intervalo de 42 milissegundos entre as imagens foi escolhido deliberadamente: é a quantidade de tempo que leva para o seu olho se movimentar de um ponto de vista para outro. Seu olho só se concentra em uma área muito pequena de uma só vez - sobre o tamanho de seu polegar com o braço estendido. Para construir uma representação exata do que você vê, você precisa reconstruir os resultados de muitas “olhadas”. Portanto, esta experiência mostra que a extensão limite pode ocorrer ao longo da duração de uma única olhada.

Em um segundo experimento, Intraub e Dickinson mostraram a um novo conjunto de voluntários as mesmas imagens, enquanto os movimentos de seus olhos foram rastreados. Os espectadores foram orientados a olhar para um local o mais rápido possível. O computador detectou o movimento dos olhos ao ser exibida a segunda imagem. Novamente, eles foram convidados a avaliar se a segunda imagem era mais larga ou mais perto do que a primeira. Os resultados foram praticamente idênticos aos da primeira experiência. A extensão de limite foi observada, ocorrendo rapidamente, mesmo quando os telespectadores podiam mover seus olhos para se concentrar em um novo local.

Intraub e Dickinson disseram que isso sugere que a extensão de limite é uma parte fundamental do processo de percepção visual. Isso está relacionado à memória, no sentido de que a memória é necessária para construir uma representação visual completa de uma cena. Está literalmente ocorrendo tão rapidamente como nós percebemos a cena.

Mas, eles também dizem que isso não é necessariamente um problema. As "bordas" de uma foto ou uma cena são construções humanas. O mundo não termina onde, literalmente, uma fotografia mostra, ou na borda de uma janela quando a estamos olhando. Nós funcionamos melhor, não pior, quando podemos facilmente imaginar o que está além desses limites. E podemos fazer isso, em apenas uma fração de segundo.

Fonte: Cognitive Daily
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...