Leonardo Martins - Mentalista

domingo, 20 de janeiro de 2013

Guia Derren Brown para superar situações embaraçosas


Um mentalista dá dicas engraçadas para situações perigosas da vida

Vida. Está sempre esperando na esquina, pronto para torcer um tornozelo e fazê-lo cair direto numa poça de lama social. Se você está vindo com um grupo de jovens dark no transporte público, sem conexões em festas de trabalho ou encontrar-se cara a cara com um bêbado agressivo em uma noite de sábado, você nunca sabe quando vai ser pego em uma situação embaraçosa ou potencialmente perigosa.

Mas, como estamos sempre disposto a dar uma mão, pedimos ao nosso ilusionista psicológico Derren Brown para nos dar suas dicas sobre como evitar os obstáculos cotidianos de nossa existência no século XXI, guiando-nos em segurança para casa com sua dignidade, sem surras e com o iphone intacto.

COMO... LIDAR COM SITUAÇÕES AGRESSIVAS


Isto é simplesmente sobre como não se envolver com o seu agressor no nível que eles esperam. Eu estava voltando de um hotel por volta de três horas da noite e havia um cara na rua com sua namorada. Ele estava muito bêbado, claramente procurando uma briga e ele começou a me chutar para que eu tropeçasse. Eu tinha uma rotina pronta na minha cabeça para este tipo de situação que funcionou com deleite nesta ocasião. Ele me fez essa pergunta retórica agressiva típica - "Você quer brigar?" Você não pode dizer "sim" ou "não" - você vai ser atingido de qualquer maneira. Então, eu respondi com, "O muro do lado de fora da minha casa é de quatro metros de altura."

Eu não me envolvi no nível que ele estava esperando, então imediatamente e ficou com o pé atrás. Ele voltou com "O quê?". E eu repeti minha resposta bizarra. Eu disse a frase em um tom completamente fora de contexto, como se ele fosse o único que tinha perdido alguma coisa. De repente, ele estava confuso. Toda a adrenalina dele tinha ido embora, porque eu tinha puxado o tapete debaixo dele. É a versão verbal de uma técnica de artes marciais chamada de "esvaziamento de adrenalina", em que você começa a relaxar a pessoa antes de atingi-la. Um soco terá um impacto muito maior se a guarda do destinatário está baixa. Eu entrei nesta discussão surreal com o meu agressor, dizendo coisas como: "Eu vivia na Espanha por um tempo, e as paredes são realmente enormes, mas neste país, elas são minúsculas." Depois de algumas destas trocas, ele apenas mandou um, "Oh, merda!" e caiu em lágrimas. O cara tinha toda essa adrenalina e estava a ponto de realmente colocá-la em mim - eu estava vendo a mim mesmo em uma poça de sangue - mas essas absurdas declarações não-ameaçadores quebraram a agressão e ele realmente começou a chorar. Acabei sentado ao seu lado no meio-fio, confortando-o. É a mesma coisa com os caras que vêm para cima e pedem para "dar uma olhada no seu telefone", e você acaba entregando seu telefone e odiando a si mesmo para fazê-lo - você pode usar a mesma abordagem. Meu assistente perdeu desta maneira algumas coisas em uma estação de metrô recentemente, e eu disse a ele: "Se você tivesse apenas começando cantar, eles o teriam deixado em paz."

COMO... CONSEGUIR QUE ALGUÉM NO ÔNIBUS ABAIXE A MÚSICA


Este é o mesmo princípio de tentar manter o assento ao seu lado livre. Não coloque o sua bolsa sobre ele e fique olhando para os seus pés, porque as pessoas percebem o que você está tentando fazer e não funciona. Em vez disso, você deve sorrir para eles quando se aproximam e dar umas batidinhas no assento de maneira convidativa. Isso garante que se manterá livre, porque ninguém quer sentar ao lado de um maluco. Da mesma forma, quando alguém está tocando música bem alta, não peça para baixar o volume. Em vez disso, pegue seu olhar. Acene com a cabeça, sorria - talvez até mesmo balance com a música que está tocando e sente-se ao lado deles. Aja como se você estivesse desfrutando de seu terrível ruído, que rapidamente isso vai fazê-los estranhar a ponto de eles quererem desligá-lo apenas para tirá-lo de perto. Eu tinha um amigo que costumava ir para casa todas as noites por uma parte sinistra de Londres e sempre havia gangues de rapazes na rua. Eles ficava mexendo com ele, então ele atravessava para o outro lado da rua. Um dia, ele ficou do seu lado da rua e passou por eles, gritando: "Olá! Boa noite!"  Nunca mais teve qualquer aborrecimento depois disso.

COMO... FUGIR DE UM COLETOR PERSISTENTE DE CARIDADE


A melhor maneira de sair desta situação é inicialmente envolver-se totalmente com eles e fingir interesse no que eles estão dizendo. Então, em algum ponto, peça esclarecimentos sobre exatamente para o quê está arrecadando dinheiro e imediatamente pareça revoltado com o que eles dizem. Então, eles dizem: "Nós estamos tentando arrecadar dinheiro para salvar os golfinhos", e você responde: "Desculpe... Para salvar os golfinhos?! Oh, Deus. Isso é nojento." Pareça totalmente indignado, como se eles, de alguma forma, tivessem falado algo absurdo. Isso deve confundir o suficiente para deixá-lo sozinho. 'Assaltantes' de caridade ocasionalmente me reconhecem, e eu sempre paro e digo "Olá!". Recentemente, no entanto, um deles conseguiu transformar  rapidamente a conversa falando de quanto dinheiro eu estava disposto a dar-lhes baseado na quantidade de shows que eu fazia . Então, não havia nenhuma maneira que eu pudesse dizer não para me inscrever. Fiz covardia de cancelar o débito direto, no dia seguinte, no entanto.

COMO... EVITAR CONSTRANGIMENTO QUANDO VOCÊ NÃO CONSEGUE LEMBRAR O NOME DE ALGUÉM


Eu estava nessa situação com uma pessoa famosa famosa, e como eu não assisto TV, eu sou terrível com nomes de pessoas famosas. Quem era? Eu nem me lembro agora. Enfim, eu não diria a você mesmo se eu pudesse - seria embaraçoso. Mas, ele se aproximou de mim e sabia o meu nome, e eu não conseguia me lembrar o dele. O que eu fiz foi dizer: "Oh, eu estava escrevendo um e-mail para você no outro dia", - o que é lisonjeiro, em primeiro lugar, e você entra com o pé direito - "mas eu acho que o seu nome estava escrito errado. Você tem como me soletrar ele?" Ele então teve que soletrar seu nome para mim. Problema resolvido. Isto funciona até mesmo para nomes simples - se você descobrir que ele se chama Chris, você pode simplesmente dizer: "Oh, eu pensei que o seu nome fosse escrito com um 'K'." Se ele se chama Tom - "Eu pensei que você tinha uma 'H' após o 'T'."

COMO... MANDAR DE VOLTA UMA REFEIÇÃO EM UM RESTAURANTE


O problema com isto é que você está envolvido com o garçom, não com o chef, e o chef é a pessoa que vai cuspir se você reclamar da comida. Então, você precisa se preocupar com o que o garçom irá dizer ao chef. O melhor truque é enquadrar a sua reclamação como um elogio. Diga: "Desculpe-me, você poderia dizer ao chef que este é o melhor bife que já tive ... mas seria possível para ele cozinhá-lo um pouco mais?" Você pode até mesmo adicionar uma pergunta, diga: "Eles são deliciosos... Mas poderia poderia ser um pouco mais bem-feito, talvez? "

COMO... FAZER AMIGOS EM UMA SALA CHEIA DE ESTRANHOS


A principal coisa, inicialmente, é lembrar os nomes das pessoas. Eu tenho que fazer isso no palco com voluntários da platéia. Minha técnica é, quando você é apresentado a alguém, faça uma ligação visual entre eles e qualquer que seja o que o nome te lembra. Então, se eu encontrar alguém chamado Tom, eu penso imediatamente no meu amigo Tom da universidade, que tinha cabelo ruivo e morava em um castelo. Vou retratar este novo Tom com uma juba vermelha grande, de pé em cima de uma torre e sempre que eu vê-lo de novo, é esse o visual que irá imediatamente se apresentar. Assim, se alguém é chamado de Mike, e ele está usando uma camisa de tricô listrada, eu imagino um microfone grande listrado - que é o que 'Mike' me faz pensar - quanto mais bizarra a imagem, melhor, se for comum, você vai esquecê-la. Se você é como eu em festas, e muitas vezes se encontra olhando em volta e pensando: "Eu não gosto dessas coisas, WTF eu estou fazendo aqui?" Tome um minuto para rever as pessoas que você conheceu e veja quantos nomes consegue se lembrar. As pessoas sempre ficam contentes quando você se aproxima delas novamente no final, mais tarde, e lembra seus nomes. Se você não está extremamente confiante, é só virar os holofotes para a pessoa que você está falando. Faça perguntas e mostre-se entusiasmado com as suas respostas. É muito simples - quanto mais agradável você é para as pessoas, mais elas vão gostar de você.

COMO... REJEITAR AVANÇOS ROMÂNTICOS DE ALGUÉM


Eu não tenho nada a dizer sobre este assunto. Eu geralmente fico muito feliz em incentivá-los.


Fonte: Short List
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...