Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Efeito Forer (ou Efeito Barnum)

Assista ao vídeo primeiro!!!



O Efeito Forer (também chamado de Efeito Barnum) é na observação de que indivíduos fazem avaliações de alta precisão para as descrições de uma personalidade, que supostamente são adaptados especificamente para eles, mas estão de fato de um modo vago e geral suficientes para se aplicar a uma ampla gama de pessoas. Este efeito pode fornecer uma explicação parcial para a aceitação generalizada de algumas crenças e práticas.

Um fenômeno relacionado, e mais geral, é a da validação subjetiva. A validação subjetiva ocorre quando dois eventos não relacionados ou mesmo aleatórios são percebidos como co-relacionados: seja por causa de uma crença, expectativa, ou hipótese. Assim, as pessoas buscam uma correspondência entre a percepção de sua personalidade e do conteúdo de um horóscopo (por exemplo).


Em 1948, o psicólogo Bertram R. Forer fez um teste de personalidade aos seus alunos. Ele disse aos seus alunos que estavam, cada um, recebendo uma análise de sua personalidade. A cada aluno foi pedido que fizesse uma avaliação em uma escala de 0 (muito ruim) a 5 (excelente) sobre a forma como a análise de personalidade se encaixava com o aluno. Na realidade, cada um recebeu a mesma análise:

"Você tem uma grande necessidade de que outras pessoas gostem de você e o admirem. Você tem uma tendência a ser muito crítico consigo mesmo. 
Você tem uma grande capacidade não usada que você não colocou a seu favor. Embora tenha algumas fraquezas de personalidade, você geralmente é capaz de compensá-las. 
Apesar de disciplinado e auto-controlado, você tende a ser preocupado e inseguro interiormente. Às vezes você tem sérias dúvidas quanto ao facto de ter tomado a decisão correta ou se fez a coisa certa. 
Você prefere uma certa mudança, e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações. Você se orgulha de ser um pensador independente e não aceita afirmações de outros sem provas satisfatórias. 
Você achou prudente ser excessivamente sincero ao se abrir para os outros. Às vezes você é extrovertido, afável e sociável, embora às vezes seja introvertido, cauteloso, reservado. 
Algumas das suas aspirações tendem a ser bem irrealistas. Segurança é um dos seus principais objetivos na vida. "

Em média, o índice foi de 4,26 (acerto elevadíssimo). Somente depois da avaliação, foi revelado que cada aluno havia recebido uma cópia idêntica do horóscopo montado por Forer. Como pode ser visto a partir do perfil, há uma série de declarações que poderia ser aplicável igualmente a qualquer um. Estas declarações ficaram mais tarde conhecidas como Declarações Barnum, depois de P.T. Barnum encontrar variáveis ​​que influenciam o efeito.

Estudos descobriram que os indivíduos fazem avaliações com maior precisão se o seguinte for verdadeiro:

  • O sujeito acredita que a análise só se aplica a ele ou a ela.
  • O sujeito acredita na autoridade do avaliador.
  • A análise feita é formada principalmente por listas de traços positivos.

Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

4 comentários:

Magico Luan disse...

Fantástico, esse efeito. Li já pra algumas pessoas e elas se sentiram muito convencidas.
Parabéns pela potagem.

Anônimo disse...

Da pra comer varias com essa ideia ai. Obg.

Unknown disse...

Comer? Kk

Unknown disse...

Comer? Kk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...