Leonardo Martins - Mentalista

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Review: "Maximum Entertainment"


Ken Weber começa com sua ótima definição do que é entretenimento:

“É qualquer coisa que propositalmente transporte a sua mente para outro mundo.” 


O autor escreveu dicas incríveis para se tornar um “enterteiner”: dicas práticas. Mas foi sua teoria que realmente me envolveu.

Weber coloca que, para a visão do espectador, nossos “efeitos” podem cair em uma das três categorias:

  1. Quebra-cabeça;
  2. Truque;
  3. Momento Extraordinário.

Na categoria Quebra-cabeça, que é o caso da maioria das performances, o espectador sabe que o que ele viu foi algo impossível, mas que ele assume que é tudo uma questão do segredo do método.

Um Truque é a demonstração de uma clara habilidade, e mais impressionante que um quebra-cabeça. É a posse de uma alta, especializada, e secreta habilidade.

Em um Momento Extraordinário a habilidade não está em questão. É gerado um êxtase. Por um momento o mundo do público é desconstruído e ele é transportado para um outro mundo.

A partir deste ponto o livro leva você, magistralmente, a entender como um momento extraordinário é produzido. Faz comparações entre famosas apresentações que podemos assistir no youtube, discute estilos e diferentes reações do público.


Passo-a-passo, Ken Weber nos conduz a 6 segredos do trabalho real:

1 - Seja mestre do seu ofício. Você não pode obter sucesso se não dominar o seu material. Aceite que o caminho difícil é atualmente o caminho fácil.

2 - Comunique com a sua humanidade. Diga-me quem você é. Diga-me que se importa comigo. Deixe-me saber mais de você do que de seus apetrechos.

3 - Capture a excitação. Quais partes da sua rotina são triviais? O que ficará na memória do público uma semana depois? Algo especial acontece em todo truque mágico. Encontre-o. Enfatize-o. Por que eu deveria gastar um momento da minha vida assistindo você?

4 - Controle cada momento. Seja o super-homem em frente da sua audiência. Você não pode deixar as mentes da sua audiência divagar.

5 - Elimine seus pontos fracos. Lembre-se de que tudo que você faz em frente de uma audiência, aumenta o entretenimento ou diminui. Deve haver um propósito em cada momento.

6 - Construa um clímax. Invista um tempo extra, esforço e criatividade em entregar um absoluto e poderoso final.


Além disso: Como escolher um material e desenvolver um ato, como fazer a transição de uma mágica para outra em uma rotina, e mais.

Por causa dos grandes nomes do Mentalismo, criei o hábito de escrever roteiros das minhas rotinas, mas nunca havia realmente entendido o porquê. Eu estava fazendo essa parte certa, mas não sabia como funcionava. Weber explica com detalhes os porquês de se escrever um roteiro.

Como se tivéssemos um diretor ao nosso lado, Ken Weber explica como devemos testar um som no palco, como trabalhar as luzes, e um capítulo inteiro só sobre piadas: o que é bom e o que não é bom. Passa por detalhes de todos os tipos de apresentações e suas particularidades.

Após a leitura deste livro, sua apresentação nunca mais será a mesma. Recomendo.

Autor: Ken Weber
Páginas: 251
Língua: Inglês

Este review foi publicado anteriormente na edição 01 do Jornal da Academia Brasiliense de Mágica.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...