Assista ao vídeo primeiro!!!
O Efeito Forer (também chamado de Efeito Barnum) é na observação de que indivíduos fazem avaliações de alta precisão para as descrições de uma personalidade, que supostamente são adaptados especificamente para eles, mas estão de fato de um modo vago e geral suficientes para se aplicar a uma ampla gama de pessoas. Este efeito pode fornecer uma explicação parcial para a aceitação generalizada de algumas crenças e práticas.
Um fenômeno relacionado, e mais geral, é a da validação subjetiva. A validação subjetiva ocorre quando dois eventos não relacionados ou mesmo aleatórios são percebidos como co-relacionados: seja por causa de uma crença, expectativa, ou hipótese. Assim, as pessoas buscam uma correspondência entre a percepção de sua personalidade e do conteúdo de um horóscopo (por exemplo).
Em 1948, o psicólogo Bertram R. Forer fez um teste de personalidade aos seus alunos. Ele disse aos seus alunos que estavam, cada um, recebendo uma análise de sua personalidade. A cada aluno foi pedido que fizesse uma avaliação em uma escala de 0 (muito ruim) a 5 (excelente) sobre a forma como a análise de personalidade se encaixava com o aluno. Na realidade, cada um recebeu a mesma análise:
"Você tem uma grande necessidade de que outras pessoas gostem de você e o admirem. Você tem uma tendência a ser muito crítico consigo mesmo.
Você tem uma grande capacidade não usada que você não colocou a seu favor. Embora tenha algumas fraquezas de personalidade, você geralmente é capaz de compensá-las.
Apesar de disciplinado e auto-controlado, você tende a ser preocupado e inseguro interiormente. Às vezes você tem sérias dúvidas quanto ao facto de ter tomado a decisão correta ou se fez a coisa certa.
Você prefere uma certa mudança, e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações. Você se orgulha de ser um pensador independente e não aceita afirmações de outros sem provas satisfatórias.
Você achou prudente ser excessivamente sincero ao se abrir para os outros. Às vezes você é extrovertido, afável e sociável, embora às vezes seja introvertido, cauteloso, reservado.
Algumas das suas aspirações tendem a ser bem irrealistas. Segurança é um dos seus principais objetivos na vida. "
Em média, o índice foi de 4,26 (acerto elevadíssimo). Somente depois da avaliação, foi revelado que cada aluno havia recebido uma cópia idêntica do horóscopo montado por Forer. Como pode ser visto a partir do perfil, há uma série de declarações que poderia ser aplicável igualmente a qualquer um. Estas declarações ficaram mais tarde conhecidas como Declarações Barnum, depois de P.T. Barnum encontrar variáveis que influenciam o efeito.
Estudos descobriram que os indivíduos fazem avaliações com maior precisão se o seguinte for verdadeiro:
- O sujeito acredita que a análise só se aplica a ele ou a ela.
- O sujeito acredita na autoridade do avaliador.
- A análise feita é formada principalmente por listas de traços positivos.
4 comentários:
Fantástico, esse efeito. Li já pra algumas pessoas e elas se sentiram muito convencidas.
Parabéns pela potagem.
Da pra comer varias com essa ideia ai. Obg.
Comer? Kk
Comer? Kk
Postar um comentário