Leonardo Martins - Mentalista

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cientistas podem implantar falsas memórias em ratos

Falsas memórias foram implantadas em ratos, dizem cientistas.


Fibras óticas implantadas em cérebros de ratos ativam memórias formando células

Uma equipe foi capaz de fazer com que ratos associassem erroneamente um ambiente benigno com uma experiência desagradável anterior em diferentes ambientes.

Os pesquisadores condicionaram uma rede de neurônios que respondem à luz, fazendo com que os ratos lembrassem do ambiente desagradável.

Na reportagem na revista Science, os cientistas disseram que um dia eles podem lançar luz sobre a forma de falsas memórias como ocorrem nos seres humanos.

Os cérebros dos ratos, geneticamente modificados, foram implantados fibras óticas, a fim de fornecer pulsos de luz para o seu cérebro. Conhecida como Optogenetics, esta técnica é capaz de fazer neurônios individuais responderem à luz.

Memória não confiável


Assim como em ratos, nossas memórias são armazenadas em conjuntos de células, e quando os eventos são recordados reconstroem partes dessas células - quase como re-montar pequenas peças de um quebra-cabeça.

Tem sido bem documentado que a memória humana é altamente não confiável, destacada por um primeiro estudo com testemunhas oculares nos anos 70. Simples mudanças na forma como a pergunta é feita pode influenciar a memória que a testemunha tem de um evento, como um acidente de carro.

Quando isso foi trazido à atenção do público, depoimentos de testemunhas, por si só, já não eram usadas como prova em tribunal. Muitas pessoas erroneamente foram condenadas nas demonstrações de memória e foram mais tarde exoneradas por provas de DNA.

Xu Liu, do RIKEN-MIT Center for Neural Circuit Genetics e um dos principais autores do estudo, disse que quando os ratos se lembram de uma memória falsa, era indistinguível que a memória real se formou conduzida como uma resposta de medo, na memória formada por células do cérebro de um rato.

“Nossa memória muda a cada momento quando ela está sendo gravada. É por isso que podemos incorporar novas informações em memórias antigas e isso é como uma falsa memória podem se formar ... "

Dr. Liu Xu do MIT

Como a memória foi implantada em um rato





  • Um rato foi colocado em um ambiente (caixa azul) e as células de memória de codificação do cérebro foram rotuladas neste ambiente (círculos brancos).
     
  • Estas células foram então foram adequadas para iluminar.
     
  • O animal foi colocado num ambiente diferente (o quadro de vermelho) e luz foi colocada no cérebro para ativar estas células marcadas.
     
  • Isso induziu o recall do primeiro ambiente - a caixa azul. Enquanto o animal foi recordando o primeiro ambiente, eles também receberam choques leves nos pés.
     
  •  Mais tarde, quando o rato foi colocado de volta no primeiro ambiente, ele mostrou sinais comportamentais de medo, indicando que ele havia formado uma memória de medo falsa sobre o primeiro ambiente, onde ele nunca recebeu choque na realidade


O rato é o animal mais próximo que os cientistas podem facilmente usar para analisar o cérebro, a sua estrutura de base e os circuitos é muito semelhante ao cérebro humano.

Estudar os neurônios no cérebro de um rato poderia, portanto, ajudar os cientistas a entender melhor como é o trabalho semelhante nas estruturas do cérebro humano.

"No idioma inglês há apenas 26 letras, mas as combinações de letras fazem palavras e frases ilimitadas, isto também é válido para as memórias," Dr. Liu disse à BBC News.

Evolução das memórias


"Há tantas células cerebrais, e para cada memória individual, que diferentes combinações de pequenas populações de células são ativadas."

Estas diferentes combinações de células podem explicar, em parte, por que memórias não são estáticas como uma fotografia, mas em constante evolução, acrescentou.

"Se você quiser pegar uma memória específica que você tem e descer para nível celular, também poderíamos estar fazendo mudanças com a memória -. Às vezes percebemos às vezes não", explicou o Dr. Liu .

"Nossa memória muda a cada momento em que ela está sendo 'gravada'. É por isso que podemos incorporar novas informações em memórias antigas e isso é como uma falsa memória podem se formar sem a gente perceber."

Susumu Tonegawa, também do RIKEN-MIT, disse que o trabalho de suas equipes forneceu primeiro modelo animal no qual foram postas memórias falsas e verdadeiras e elas puderam ser investigadas nas células que armazenam as memórias, chamadas células engramas de suporte.

"Os seres humanos são animais altamente imaginativos. Tal como os nossos ratos, um evento aversivo ou agradável pode estar associado com uma experiência do passado pode-se acontecer de ter em mente naquele momento, portanto, uma falsa memória formada."

Silenciando o medo


Neil Burgess da University College London, que não estava envolvido com o trabalho, disse à BBC News que o estudo foi um "exemplo impressionante" de criar uma resposta temerosa em um ambiente onde nada aconteceu com medo.

"Um dia, esse tipo de conhecimento pode ajudar os cientistas a entender como eliminar ou reduzir as associações terríveis vividas por pessoas com condições como o transtorno de estresse pós-traumático."

Mas ele acrescentou que é apenas um avanço na "neurociência básica" e que esses métodos não podem ser aplicados diretamente aos seres humanos por muitos anos.

"Mas a ciência básica sempre contribui para o efeito, e que pode ser possível, um dia, a utilização de técnicas semelhantes para silenciar neurônios, causando a associação de medo."

Apagando memórias?



Camundongos foram previamente treinados para acreditar que eles estavam em outro lugar, “um pouco como a sensação de deja-vu que às vezes temos", disse Rosamund Langston da Universidade de Dundee.

A possibilidade, no futuro, é apagar memórias, ela disse à BBC News.

"Memórias episódicas - como as de experiências traumáticas - são distribuídas em neurônios por todo o cérebro, e para fazer com que o apagamento de memória seja uma ferramenta segura e útil, precisamos entender como os diferentes componentes de cada memória são colocados juntos.

"Você pode querer apagar a memória de alguém para um evento traumático que aconteceu em sua casa, mas você certamente não quer apagar a sua memória de como encontrar o caminho para voltar para sua casa."

"Doenças do pensamento"


Mark Mayford, do Instituto de Pesquisa Scripps, em San Diego, EUA, disse: "A questão é, como é que a mudança do cérebro com experiência? Esse é o centro de tudo o que o cérebro faz.”

"Então, pode-se começar a olhar para os circuitos cerebrais, ver como eles mudam, e espero encontrar as áreas ou os mecanismos que mudam com o aprendizado."

"As implicações são potencialmente intervenções para doenças de pensamento, como a esquizofrenia. Você não pode atacar a esquizofrenia, a menos que você saiba como a percepção é feita junto."


Fonte: BBC  mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...