Leonardo Martins - Mentalista

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

7 Mitos da Linguagem Corporal que Líderes não devem acreditar


Com base unicamente na linguagem corporal, aquele homem no fundo está, sem dúvida, ponderando as coisas mais profundas da vida. Quem sou eu? Por que estou aqui? O comportamento humano está sempre na mente dos líderes, para não mencionar que isso é extremamente interessante. Personalidades, linguagens corporais, a escolha de palavras, inflexão, tom de voz, frases que as pessoas usam, os movimentos dos olhos, postura, estilo, introversão, extroversão, etc - todos eles significam alguma coisa, mas não é tão simples como alguns querem fazer crer.

Você sabe o quê. O que dizem sobre alguém se você vê uma pessoa com os braços cruzados, ela está desligada no melhor dos casos e, no pior dos casos, desafiadora, ou algo nesse sentido. Ou, se alguém está inquieto ou fala rapidamente, ele está propenso a ficar nervoso ou, eventualmente, ser um hipócrita.

Não me interpretem mal - não é algo mal-intencionado. É que enquanto essas coisas podem ser verdades sobre algumas pessoas por algum tempo, elas são tão generalizadas que elas são quase inúteis se aplicadas universalmente a todas as pessoas, em todas as situações o tempo todo. O fato é que todas essas coisas que você diz sobre procurar sinais de fraude ou qualquer outra coisa, pode não ter nada a ver.

Então, a linguagem do corpo é sem sentido? Devemos ignorá-la completamente? Eu estou dizendo que todos nós devemos apenas ficar desleixados em reuniões, rolar os olhos quando as pessoas que não gostamos falam, e assim por diante? Oh, Deus não. Às vezes, a linguagem corporal lhe diz muita coisa. Aqui estão algumas coisas para termos em mente no que diz respeito à linguagem corporal e outros sinais não-verbais.


1. Você pode determinar a mentalidade de alguém com base em um trecho da comunicação não-verbal.


Tenha cuidado com a maneira de isolar uma parte da comunicação não-verbal, e usá-la para construir um perfil de uma pessoa. Sinais de linguagem corporal tem que ser lidos em conjunto com outras pistas. Eles também têm que ser vistos em seus contextos emocionais apropriados e devem ser interpretados no contexto da pessoa, lugar, situação, etc.

Por exemplo, quando pessoas estão sentadas com os braços cruzados pode significar que elas estão resistentes ao que está sendo dito, ou pode significar que estão com frio, ou pode simplesmente dizer que é uma posição confortável para elas no momento. É por isso que eu estaria olhando juntamente para uma série de outras coisas para me dar insights sobre como alguém pode realmente ter um pensamento e/ou sentimento. Não é justo para todos bater um carimbo com base no modelo da linguagem corporal.

2. Se alguém não te olhar nos olhos tão frequentemente como você acha que deve. Eles estão provavelmente sendo desonestos. Ou algo assim.


A falta de contato com os olhos nem sempre significa algo negativo. Por exemplo, uma pessoa extremamente introvertida muitas vezes quebra o contato visual, mas não é por causa de qualquer coisa relacionada à desonestidade ou falta de confiança. É porque eles costumam pensar nas coisas de forma bastante diferente das de outras pessoas, e assim eles estão trancados em suas próprias mundos.

Embora, alguns estudos ainda mostraram que os verdadeiramente desonestos – esse pessoal de personalidade borderline, histriônica, sociopatas, anti-sociais, personalidade maquiavélicas e psicopatas - realmente exercem efetivamente um maior contato com os olhos. Por que esse é o caso? Porque eles sabem que esses são comportamentos que as pessoas usam para determinar a veracidade do que elas estão dizendo.

Uma pessoa verdadeira pode "vaguear" com os olhos, porque não há necessidade de convencer, apenas para transmitir seus pensamentos. E realmente, o quão estranho seria se alguém não quebrasse o contato visual com você durante todo o curso de uma entrevista ou reunião? Seria assustador, não é?

3. Pessoas que cruzam os braços estão geralmente em oposição ao que está sendo dito ou para a pessoa que está falando com ela. 


Os braços cruzados das pessoas não significa necessariamente que elas são hostis. Elas podem estar com frio. Pode apenas ser confortável ficar assim.

4. As pessoas que estão inquietas provavelmente estão escondendo alguma coisa. 


Ou ... podemos entender isso como possíveis sinais de nervosismo. Você sabe, como é possível alguém ter esse tipo nervoso ao entrar em discussões importantes, como entrevistas, ações disciplinares, e assim por diante. E isso nem sempre significa que a pessoa está escondendo alguma coisa.

5. Alguém que está falando em um ritmo acelerado, provavelmente está mentindo. 


Se você acredita nisso, não - repito: não levante esse cartaz, porque você está errado. Vai parecer que eu estou sendo espertinho e realmente não quero isso neste momento, mas às vezes as pessoas falam rápido, porque ... bem ... elas falam rápido.

6. Ficar tocando o nariz ou tapando a boca são sinais do fraude. 


Ou são, muitas vezes, reações humanas normais em que eles percebem ser situações estressantes. Isso tem uma espécie de efeito tranquilizantes em alguns. Ou talvez suas alergias o estão incomodando.

7. As pessoas que estão sorrindo ao falar são geralmente felizes e verdadeiras. 


Pode até ser o caso, mas também pode não ser. As pessoas sorriem por muitas razões, incluindo nervosismo, medo ou desprezo. Mas, novamente, não isole só este pedaço de linguagem corporal para construir o que você acredita que seja a totalidade da mentalidade de uma pessoa.


E em que isso importa? Bem, nós sabemos o que acontece quando presumimos as coisas. Linguagem Corporal é fascinante, não há nenhuma dúvida quanto a isso. Mas, a compreensão das pessoas - seres humanos - está no coração dos nossos papéis como líderes e liderados em nossas equipes e dentro de nossas organizações. Consequentemente, temos que ser cuidadosos não estamos atribuindo atitudes e mentalidades para pessoas que podem "não estar lá".


Fonte: The Mojo Company

Você provavelmente vai gostar de ler também:
A Verdade sobre a Linguagem Corporal mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...