Leonardo Martins - Mentalista

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Sequência de Fibonacci e o Número Áureo


Uma das mais intrigantes e belas propriedades matemáticas sem dúvida é a Sequência de Fibonacci. Desenvolvida pelo matemático pisano do século XIII, Leonardo de Pisa (conhecido como Leonardo Fibonacci), esta sequência tem termos que são chamados Números de Fibonacci.

A Sucessão de Fibonacci ou Sequência de Fibonacci é uma sequência de números naturais, na qual os primeiros dois termos são 0 e 1, e cada termo subsequente corresponde à soma dos dois precedentes.

0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, …


A Sequência de Fibonacci tem aplicações na análise de mercados financeiros, na ciência da computação e na teoria dos jogos.

A Sequência de Fibonacci está intrinsecamente ligada à natureza. Estes números são facilmente encontrados no arranjo de folhas do ramo de uma planta, em copas das árvores ou até mesmo no número de pétalas das flores.

Na espiral da concha do Nautilus, por exemplo, pode ser facilmente percebida a Sequência de Fibonacci.

A composição de quadrados com lados de medidas proporcionais aos números da sequência mostram a existência desta sucessão numérica nesta peça natural.

O Número Áureo



A Proporção Áurea é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon.

Como é um número extraído da Sequência de Fibonacci, o número áureo representa diretamente uma constante de crescimento.

O número áureo é aproximado pela divisão de um termo da Série de Fibonacci pelo seu anterior.

O número de ouro equivale a aproximadamente 1,618.





Dica do meu amigo, Cris Arruiz

Você provavelmente vai gostar também de: Quadrados Mágicos mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...