Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Treinamento Mental para Esportistas

Já se imaginou passando pelo pórtico de chegada, então está esperando o quê? Passa a fita!












Por Vanessa Figueiredo Protásio
Para O Globo


“Coloque a fita!” Era a deixa gritada por Bob Bowman para Michael Phelps disparar na piscina. Bowman, desde o primeiro dia do relacionamento profissional com Phelps, que começou a nadar quando o atleta tinha 7 anos, reconheceu logo seu físico perfeito para piscina e, mesmo com pouca idade, habilidades que fariam dele um atleta ideal. Nesse momento também percebeu que, para que o atleta fizesse a diferença, trabalharia a melhoria das competências focando em poucos hábitos, mas que o tornasse o nadador mentalmente mais forte na piscina.

Para definir tais hábitos, como é feito pelo Sport Coach, Bowman pesquisou o atleta e descobriu uma série de atitudes que interferiam diretamente em seu comportamento e tratou de atuar em cima delas. Trabalhou para que o atleta conquistasse a mentalidade correta para sentir-se mais calmo e focado, além de usar o recurso da visualização. Ao final de cada treino, Bowman dizia para Phelps ir para casa e assistir a fita de vídeo: “Assista antes de dormir e quando acordar”. Essa fita de vídeo não era real. Era apenas uma visualização mental da prova perfeita.

Essa técnica que Bowman aplicou em Phelps é um treinamento mental eficiente, usado por muitos técnicos de corrida, e acho oportuno compartilhá-la hoje com os atletas que farão os diferentes percursos dentro do evento da Maratona do Rio.


Treinamento Mental


De hoje em diante, atenção total ao seu treino. Perceba as reações de seu corpo. Perceba seu ritmo, sua frequência cardíaca, sua passada, seus pés, seu suor, seu organismo – quando ele pede reposição de água ou de um energético. Perceba seus pensamentos – tente não devanear muito nos próximos dias de treino pois quanto mais focado estiver, melhor será o ajuste de imagem do filme. Avalie-se sem julgamentos. Apenas tome ciência sobre si mesmo, pois, desta forma, conseguirá, dia após dia, mais nitidez de sua imagem.

Um recurso que também pode ser usado para facilitar a visualização é o mapa da prova. Sente-se em frente dele. Como num vídeo game, coloque-se no tabuleiro a rodar. Associe as informações do mapa com as imagens reais que tem dos locais por onde está passando. Sinta o ar, sinta o suor escorrendo no rosto, ouça sua respiração, veja como está em boa cadência.

Michael Phelps

Enxergue-se correndo com aquela satisfação que nos é peculiar e com aquele pensamento que nos faz chegar exatamente aonde queremos chegar, ou seja, na reta final. E se estiver relutante, então vai por mim, inove. Esse caso de Phelps, narrado por Charles Duhhig no livro Poder do hábito, relata o que foi muito noticiado à época. Com os treinamentos mentais de Bowman, Phelps não só ativou sua resiliência adquirindo equilíbrio e tenacidade para solução de problemas, como conquistou a medalha de ouro mesmo com uma adversidade na final da Olimpíada de Pequim.

Sabe o que aconteceu? Graças também a repetição do filme, o atleta não só decorou o trajeto, como dominou-o, tornando possível, depois de seus óculos se enxerem de água na terceira volta na piscina, ele completar as 18 restantes de olhos fechados, mas totalmente ciente de seus movimentos.

Então, vamos treinar?


Fonte: O Globo

Dica do meu amigo Spark.

Veja também este post anterior: Hipnose para Esportistas  mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

2 comentários:

Anônimo disse...

vc possui varios 'posts' falando sobre memorizaçao...vc sabe me dizer uma que seria boa para estudo?/usar vestibualr?

Leonardo Martins disse...

Procure na barra ao lado, no blog, o link que fala sobre memória.

Pretendo fazer um vídeo em breve com dicas para estudantes.

Recomendo você conhecer "O Palácio das Memórias". Eu tenho um post sobre isso.

Um forte abraço,
Leo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...