Leonardo Martins - Mentalista

domingo, 19 de maio de 2013

Por que a Linguagem Corporal importa e como eu o treinaria

Lamber os lábios, tocar o próprio rosto, uma fala monótona, uma quebra para um gole de água - coisas que um político não pode fazer durante um discurso.







Por Carol Kinsey Goman
Para Revista Forbes


Aqui está o problema: Como um político (ou líder empresarial ou profissional de vendas), você está sempre se comunicando por dois canais - verbais e não verbais - resultando em duas conversas diferentes acontecendo ao mesmo tempo. Enquanto você está falando, seu público está consciente, e subliminarmente avalia a sua credibilidade, simpatia e confiança - e esta avaliação é apenas parcialmente determinada pelo que você diz.

A maior parte desta avaliação é baseada no uso de espaço pessoal, gestos físicos, postura, expressões faciais e contato com os olhos. A declaração verbal bem concebido é obviamente importante, mas se a sua linguagem corporal não está alinhada com o seu discurso, ele pode enfraquecer ou até mesmo sabotar a sua mensagem.


Se eu estivesse treinando você, como líder empresarial, ou um político, eu ofereceria o mesmo conselho:

1. Gerencie seu nível de estresse


Enquanto você está esperando, nos bastidores, observe a tensão em seu corpo. Perceba que um pouco de energia nervosa é uma coisa boa - é o que faz a sua apresentação animada e interessante, mas muito estresse resulta em comportamentos não-verbais que trabalham contra você.

Respire profundamente várias vezes pela "barriga". Conte lentamente até seis, como você inala e aumentar a tensão em seu corpo, fazendo punhos e enrijecer os músculos de seu torso e pernas braços. Ao expirar, deixe suas mãos, braços e corpo para liberar e relaxar. Além disso solte-se agitando um braço e depois o outro, e deixe sua voz relaxar em sua altura ideal (uma técnica que aprendi com um fonoaudiólogo), mantendo seus lábios fechados e fazendo os sons "hum hum, hum hum, hum hum ".

E não se esqueça de se hidratar antes de você começar a falar! Vai aliviar a tendência de lamber os lábios (um sinal de stress) e a necessidade de quebrar o seu discurso para beber água.

2. Fale com as mãos


Falantes usam gestos para enfatizar o que é importante e expressar sentimentos, necessidades e convicções. Quando as pessoas são apaixonadas pelo que elas estão dizendo, seus gestos tornam-se mais animado. É por isso que os gestos são tão importantes e fazê-los direito em uma apresentação conecta-nos tão fortemente com o público.

Se eu estivesse trabalhando com você antes de uma apresentação importante, meu conselho seria focar a importância de sua mensagem e as emoções por trás dela, e deixe a sua habilidade natural em ilustrar assumir automaticamente o que você fala - assim como faz quando você está conversando com amigos.

Mas se você sentir que seus gestos precisam de um pouco de variedade, deixe-me lembrá-lo de algumas orientações básicas:

• Palma para cima é um sinal de franqueza.

• Palma para baixo é gesto de potência e certeza.

• Marque sinais de confiança sobre o ponto que você está filustrando.

• Braços estendidos na altura da cintura, e os gestos dentro desse plano horizontal, irá ajudá-lo (e ao público) a se sentir centrado e sereno.

• Abrir os braços é um sinal de inclusão.

• Mãos tocando o rosto, cabeça ou cabelo fazem você parecer nervoso ou hesitante. Elimine estes!

• Gestos acima de seus ombros o fazem parecer errático ou excessivamente emocional.

3. Use variedade vocal.


Sua voz é tão distinta como a sua impressão digital. Ela transmite pistas sutis, mas poderosas em sentimentos e significados. Pense, por exemplo, como o tom de voz pode indicar sarcasmo, preocupação ou confiança. Ou como um aumento de volume e intensidade chama a atenção por causa da grande emoção (paixão, raiva, assertividade, certeza) que sinaliza. Para ser mais eficaz como comunicador, para dar significado e paixão para as suas palavras, você precisa de variedade em seu nível de voz e ritmo.


Ainda acha que a linguagem do corpo não importa?
Pergunte a um bom comunicador.



Fonte: Forbes mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

2 comentários:

ReiBranco disse...

Muito Bom, Todo Conteúdo Relacionado a BL e Bem Vindo ao Meu Diário, Parabéns Pelo Blog. =)

Leonardo Martins disse...

Obrigado, Rei Branco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...