Você sabe por que vemos rostos em sanduíches e escutamos letras demoníacas em músicas tocadas em reverso?
Nossa tendência em acreditar em abduções alienígenas e detecção por forquilhas são na verdade resquícios de nosso mecanismo de sobrevivência.
Entenda como.
Michael Shermer foi uma das primeiras fontes que eu pesquisei sobre a formação da credulidade humana. Para quem não sabe, eu sou absolutamente cético. Mas para criar milagres na frente das pessoas, preciso entender como os milagres são criados nas mentes das mesmas.
Neste vídeo Michael Shermer explica por que as pessoas enxergam a Virgem Maria em um sanduíche de queijo ou escutam letras demoníacas em "Stairway to Heaven"? Utilizando vídeo e músicas, o cético mostra como nos convencemos a acreditar e ignoramos os fatos.
Acho este vídeo ainda mais interessante: Nele, Michael Shermer afirma que a tendência humana de acreditar em coisas estranhas -- desde abduções alienígenas a detecção por forquilhas -- deriva de duas funções cerebrais rígidas de sobrevivência. Ele explica quais são elas, e como elas nos deixam em apuros.
No Brasil, Michael Shermer tem os seguintes livros publicados:
- Cérebro e Crença: De fantasmas e deuses à política e às conspirações - como nosso cérebro constrói nossas crenças e as transforma em verdades (2012).
- Ensine Ciência a Seu Filho e Torne a Ciência Divertida Para Vocês Dois (2011).
- Por Que as pessoas Acreditam em Coisas Estranhas(2011).
- O Outro Lado da Moeda: A Influência do Fator Emocional na Sua Relação com o Dinheiro (2008).
Fonte: Ted mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Nenhum comentário:
Postar um comentário