Leonardo Martins - Mentalista

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Livro: Falando com os Mortos

Em meados do século XIX, as irmãs Kate e Maggie Fox, de 11 e 14 anos, descobriram um dom: elas eram capazes de se comunicar com espíritos. As meninas, que viviam na zona rural do estado de Nova York, causaram tumulto e, em pouco tempo, reuniram uma multidão de fieis. A biografia das jovens que deram origem ao espiritualismo moderno é narrada em Falando com os Mortos: as irmãs americanas e o surgimento do espiritismo (Editora Agir), de Barbara Weisberg.

Em março de 1848, Kate e Maggie relataram pela primeira vez que ouviam vozes e ruídos inexplicáveis. Com a continuação dos sons misteriosos, reforçou-se a teoria de que eles eram produzidos por espíritos. Logo, as meninas Fox ficaram conhecidas por falarem com os mortos e começaram a fazer aparições públicas transmitindo mensagens do mundo espiritual. Debates sobre a autenticidade das comunicações sobrenaturais comoveram os Estados Unidos. Nas quatro décadas que se seguiram, as irmãs se tornaram mundialmente famosas.

Por meio de uma pesquisa extensa, a jornalista realizou análises psicológicas e culturais sobre as jovens e a família Fox, além de estudar o local e a época em que viveram. Segundo a revista americana Vanity Fair,"Barbara levanta o espectro de duas cativantes irmãs que convenceram os EUA de que elas falavam com os mortos”. Já para o jornal Los Angeles Times, o livro fornece “um admirável contexto social das desventuras das meninas mediums, e um vívido senso de suas personalidades”.

De acordo com a autora, a obra não pretende julgar as irmãs Fox. Para ela, é mais importante avaliar a participação de Katie e Maggie no movimento espiritualista e o contexto histórico que permitiu o desenvolvimento desse fenômeno. “Olhar para a história das delas é como espiar dentro de um caleidoscópio: a configuração nunca é a mesma; ela muda dependendo do ângulo do prisma e da maneira como as peças parecem se encaixar”. Além do comovente relato biográfico, Falando com os mortos promove uma profunda reflexão sobre religião, fé e as circunstâncias do surgimento do moderno espiritualismo.

Sobre a autora
Barbara Weisberg também escreveu sobre as irmãs Fox para a revista American Heritage. Trabalha como produtora freelancer e vive com os enteados e o marido, o escritor e produtor David Black, em Nova York.

Posts diretamente relacionados:
O início das sessões espirituais
Café 22: Tópicos em História da Mágica 2
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...