Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

12 maneiras de identificar um mentiroso no trabalho

Seu chefe lhe diz que "essa mudança é para melhor", mas como ele fala, você percebe que sua postura está rígida e seu sorriso forçado. Ele está sendo honesto com você?

Seu colega de trabalho diz que ficaria feliz em ajudá-lo com seu projeto, mas ele parece pausar um longo tempo antes de responder - e enquanto falava, seus olhos mantém o foco em seu monitor de computador. Você pode confiar no que ele diz?


Por Carol Kinsey Goman
Para Forbes

"Você pode contar com o meu apoio."

"Não foi minha culpa."

"Você é o próximo na fila para uma promoção."

Sério?

Não seria ótimo saber quando estamos sendo enganados? E, não seria bom se expor falsidades fosse fácil como é retratado em programas de televisão como "Lie to Me" e "The Mentalist?" Mas, claro, aquilo são fantasias divertidas. Na vida real, os seres humanos são mais complexos do que isso. E, a detecção de logro continua a ser uma ciência inexata.

Para a grande maioria das pessoas que trabalham com você, o ato de mentir desencadeia uma resposta de estresse elevado. E estes sinais de estresse e ansiedade são óbvias, se você sabe onde olhar. Basicamente, o que estamos descobrindo é que a mente tem que trabalhar muito mais para gerar uma resposta falsa. Uma teoria - representada por Daniel Langleben, um psiquiatra da Universidade da Pensilvânia - é que, a fim de contar uma mentira, primeiro o cérebro tem que parar de dizer a verdade e, então, criar o engano, e depois lidar com as emoções que acompanham a mentira: ansiedade, culpa e medo de ser pego.

Detectar a mentira começa com a observação do comportamento de uma pessoa de referência em condições de relaxamento ou geralmente livre de estresse para que você possa detectar desvios significativos. Uma das estratégias que os interrogadores policiais experientes usam é fazer uma série de perguntas não-ameaçadoras e observar como o sujeito se comporta quando não há nenhuma razão para mentir. Então, quando as questões mais difíceis são resolvidas, os policiais observam alterações no comportamento não-verbal que indicam mentira em torno de pontos-chave.

Nos negócios, a melhor maneira de entender o comportamento de alguém é observá-lo por um longo período de tempo. Observe seu tom de voz, gestos, padrões dos olhos piscando e etc. Uma vez que você avaliou o que é "normal" para um colega de trabalho, você será capaz de detectar mudanças, quando a linguagem corporal dele é "fora do personagem". Basta lembrar (e esta é a chave), que os sinais atípicos que detectam podem ser sinais de mentira - ou um estado de elevada ansiedade causada por muitos outros fatores.

Um dos maiores mitos da linguagem corporal acerca de mentirosos é que eles evitam o contato visual. Na verdade, muitos mentirosos, em especial os mais descarados, podem realmente compensar (para provar que eles não estão mentindo), fazendo muito contato com os olhos e mantendo-os por muito tempo.

Meu melhor conselho é não confiar em qualquer um sinal. Você vai ter mais sucesso se você olhar para clusters de comportamento (três ou quatro pistas de linguagem corporal que reforçam um ao outro). Para aumentar suas chances de pegar uma mentira, preste atenção a um conjunto de pistas de linguagem corporal que incluem:

1. Um sorriso falso

É difícil para os mentirosos dar um sorriso real, quando estão querendo enganar. (Sorrisos reais dobram os cantos dos olhos e mudam todo o rosto. Sorrisos falsos envolvem apenas a boca.)

2. Tempo de resposta incomum

Quando a mentira é planejada (e ensaiada), os enganadores iniciam suas respostas mais rapidamente. Se for tomado de surpreso, no entanto, o mentiroso leva mais tempo para responder - a criação de uma mentira leva tempo extra.

3. Pistas Verbais

Quando mentindo, o tom de voz de uma pessoa vai subir para um tom mais alto. Outras pistas verbais incluem palavras seletivas (em que se evita responder a pergunta exatamente como pedi), gagueira, e o uso de qualificadores ("Para o melhor do meu conhecimento.", "Eu posso estar errado ..."). Também foi observado que os mentirosos usam menos contrações: "Eu não fiz sexo com aquela mulher. . ." Em vez de “eu não fiz. . ."

4. Muita ou pouca produção de saliva

Preste atenção em uma engolida súbita de saliva ou o aumento da necessidade de beber água ou umedecer os lábios.

5. Dilatação da pupila

Um sinal não-verbal que é quase impossível de falsificar é a dilatação da pupila. Quanto maior o tamanho da pupila, que a maioria das pessoas experimenta quando contam uma mentira, pode ser atribuído a um aumento da quantidade de tensão e concentração.

6. Mudança na taxa de intermitência

A taxa de piscadas dos olhos diminui quando ela decide mentir e permanece baixa através da mentira. Em seguida, ele aumenta rapidamente (às vezes até oito vezes a taxa normal) após a mentira.

7. Movimentos do pé

Quando deitado, as pessoas, muitas vezes, exibem nervosismo e ansiedade através do aumento de movimentos dos pés. Eles vão esticar e enrolar para aliviar a tensão, ou mesmo chutar para fora, em uma tentativa miniaturizada para fugir.

8. Toques no Rosto

O nariz de uma pessoa pode não crescer quando ele conta uma mentira, mas se você assistir de perto vai perceber que quando alguém está prestes a mentir ou fazer uma declaração ultrajante, ele vai inconscientemente esfregar o nariz muitas vezes. (Este é mais provável, porque uma descarga de adrenalina abre os capilares faz ter coceira no nariz.) Na boca é um gesto comum de pessoas que estão sendo falsas.

9. Incongruência

Quando uma pessoa acredita no que ela está dizendo, seus gestos e expressões estão em alinhamento com suas palavras. Quando você vê uma incompatibilidade - onde as palavras e gestos se contradizem - como um balanço de cabeça lado-a-lado ao dizer "sim" ou uma pessoa carrancuda e olhando para o chão enquanto diz o quanto ela é feliz, isso são sinais de fraude ou pelo menos um conflito interno entre o que a pessoa está pensando e dizendo.

10. Alterações na gestos

Muitas vezes, no esforço para não deixar que seus gestos demonstrem a mentira, enganadores irão fazer algo não natural com seus corpos. Em outros momentos, especialmente depois de ser feita uma pergunta, você pode observar mentirosos acelerando gestos pacificadores - mordendo os lábios, esfregando as mãos, mexendo com jóias, tocando seu cabelo.

11. Micro-expressões

Difíceis de detectar, mas se você já pegou uma expressão fugaz que contradiz uma declaração verbal, acredite no que vê e não o que você ouve.

12. O rápido “olhar-cheque”

Mentirosos imediatamente, após a mentira, olham para baixo e para longe, depois em volta de você novamente em um breve relance para ver se você comprou a mentira.

Uma advertência final: Se uma pessoa realmente acredita na mentira, não há nenhuma maneira que possa detectar falsidade. Mas, a menos que você esteja lidando com um mentiroso patológico ou um ator excelente, eu sei que você pode se tornar melhor em detectar aqueles que tentam enganar você!

Fontes: Forbes
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...