Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Livro - O Andar do Bêbado

O livro "Andar do Bêbado", 4o. livro do Leonard Mlodinow, utiliza-se de exemplos reais para provar como o ser humano não está preparado para lidar com o aleatório, muitas vezes não sabendo, nem mesmo, reconhecê-lo.


















O livro foi bestseller, e "livro notável do ano pelo NY Times", também foi considerado "1 dos 10 melhores livros científicos do ano de 2008 pela Amazon.com".

Leonard Mlodinow em seu capítulo inicial começa discutindo um importante experimento de Daniel Kahneman e Amos Tversky. Apresentado para um grupo de pessoas a seguinte afirmativa:

Linda é uma mulher de 31 anos de idade, solteira, sincera e muito inteligente. Cursou Filosofia na universidade. Quando estudante, preocupava-se profundamente com discriminação e justiça social, e participou de protestos contra armas nucleares.

Foi pedido que classificassem as seguintes afirmações numa escala de 1 a 8 de acordo com a probabilidade (1- mais provável; 8 - menos provável). Foi obtido o seguinte resultado (média):

Linda participa do movimento feminista................................................ 2,1
Linda é bancária e participa do movimento feminista............................4,1
Linda é bancária........................................................................................6,2

É claro que o conjunto "é bancária" engloba o conjunto "é bancária e participa do movimento feminista", portanto, é menos provável.

O detalhe "Linda participa do movimento feminista" parecia verdadeiro com base na descrição inicial de sua personalidade, quando este era acrescentado à especulação sobre seu emprego como bancária, ele aumentava a credibilidade da situação.

Se os detalhes que recebemos se adequarem à imagem mental que temos de alguma coisa, então, quanto maior o número de detalhes considerados numa situação, mais real ela parecerá, e, portanto, consideraremos que será mais provável - muito embora o ato de acrescentarmos qualquer detalhe do qual não tenhamos certeza a uma conjectura a torne menos provável.

Mlodinow com maestria passeia conosco nessas percepções irracionais do mundo ao nosso redor.
Recomendo.


Posts Relacionados:
Top 5 Livros Correlacionados
Top 5 Livros Diretamente Relacionados
Essential Magic Books
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...