Leonardo Martins - Mentalista

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

14 anos atrás: o dia em que Teller me deu o segredo para a minha carreira na mágica

Este é o testemunho do mágico bizarrista Brian Brushwood e seu contato com o veterano Teller. Os conselhos sensíveis de Teller servem para qualquer um que queira trabalhar com qualquer tipo de arte.


Hei galera,

Ultimamente um monte de jovens mágicos têm vindo me pedir conselhos, o que me fez lembrar de uma das correspondências mais valiosas da minha vida: uma das cartas mais alucinantes que já recebi, repleta de idéias que, todo dia, guia a minha carreira e filosofia, tanto na criação como na realização de uma mágica.

Este é um post muito longo, mas com a permissão de Teller, eu gostaria de compartilhar com vocês os segredos que ele me deu há 14 anos para iniciar uma carreira de sucesso na mágica

Primeiro, um pouco de história de fundo: Penn & Teller têm sido os meus heróis na mágica desde que eu tinha 8 anos de idade. Eu assistia a praticamente qualquer coisa relacionada à mágica, P & T eram especiais porque eram legais. Eles se conectavam com seu público, mexiam com seu interior ... Eventualmente, eles mesmo ensinavam alguns truques para fazer em casa. Eu era viciado.

Naquele momento eu tinha 19 anos, eu era um mágico semi-profissional decente, tentando desesperadamente descobrir o tanto que eu queria estar no palco e o que eu tinha a dizer, quando no verão de 1994, eu tive a minha primeira chance de ver Penn & Teller ao vivo. Eu dirigi três horas e meia com o meu melhor amigo Gordon para assistir ao desempenho e (mais importante) a chance de encontrá-los depois.

Como sempre fizeram, Penn & Teller iam no hall de entrada após o show para encontrar as pessoas que gostariam de dizer um "Olá". Enquanto esperávamos na fila, Gordon e eu começamos a reunir maneiras de para se destacar da multidão e causar uma impressão em meus heróis. Gordon teve uma idéia divertida, mas ele era muito covarde para tentar, assim, com a sua permissão, eu perguntei para Teller se ele podia assinar "... para o meu filho bastardo, Brian."

Eu estava totalmente atordoado quando Teller sorriu, e tonto por passar os próximos minutos conversando com um dos meus heróis sobre como começar na mágica ... O MELHOR SHOW DE TODOS OS TEMPOS!

Um ano depois, eu estava muito mais sério sobre a mágica, e muito mais frustrado como eu ainda estava lutando para encontrar minha própria voz, caráter e apresentação. Foi quando me deparei com endereço de e-mail de Teller, e que em um ataque de bravura induzida, escreveu a seguinte carta:

De Brian (na terça-feira outubro 17, 1995):
Data: terça-feira, 17 outubro, 1995
De: "Brian Allen Matagal"
Assunto: Fury
Para: "Teller"
Tudo bem. Eu o deixei por fora por muito tempo. Eu disse a mim mesmo que iria esperar para te escrever até que eu tivesse algo significativo a dizer, mas eu tenho ficado sentado em seu endereço (figurativamente) já há alguns meses, e estou farto de esperar. 
O fato é que, Teller, estou furioso com você.
Não é para ofender ninguém, por ser ultrajante, ou por ser tão inventivo com a sua mágica, mas porque você estava lá primeiro. Na Genii Magazine, você fez um ponto brilhante de explicar que, independentemente da verdadeira origem de um truque, quem é o mais famoso realizá-lo é seu dono (eu acredito que você citou esse novo "domínio" para o seu Bullet Catch). 
Infelizmente, eu não acredito que você estendeu profundamente essa idéia. Este conceito atinge todo o caminho para as atitudes e estilos de desempenho. Em suma, por causa de Penn & Teller, eu não posso ficar com raiva da mágica, pelo menos não no palco. 
Parece-me que, como você tem o domínio do "Bullet Catch", você possui esta habilidade de se lançar na mágica, para atuar como uma válvula de escape para as frustrações. Sem mencionar o uso de sangue e /ou violência de uma forma humorística. Inferno! Você tem sua própria dupla! Toda esta capacidade me impediu de fazer o tipo de palco (e close-up, acredite ou não) a mágica que eu quero, por medo de ser tachado de imitador. 
Este verão, eu tentei resolver este problema escrevendo um par de atos da dupla masculina, tentando manter o P & T fora de minhas veias, que se reuniu com algum sucesso. Um ato, que consiste em dois personagens de comédia mágica (um instrutor que realiza o "livro de colorir", no jargão de um samurai - que realiza um truque com cartas que termina em Hara-kiri) para a Texas Association of Magicians Senior Comedy competition. No entanto, acho que é difícil de eu seguir seu conselho de "deixar o ódio, não o amor, ser a sua força motriz" (que é absolutamente verdade) e ao mesmo tempo manter-me não apenas uma aspirante a  P & T
Se você pudesse oferecer algum conselho sobre como você estabeleceu seu próprio personagem e estilo, eu agradeceria muito. 
                                        Brian Allen Brushwood

Somente escrever essa carta foi catártico ... Quero dizer, afinal, quem era eu para Teller? Eu teria sido perfeitamente feliz em receber uma resposta de cortesia de cinco palavra, mas para minha absoluta surpresa, na manhã seguinte, eu encontrei o seguinte ensaio alucinante na minha caixa de entrada:

Resposta do Teller:

Data: Quarta-feira, 18 de outubro de 1995 03:40:27 -0500 (CDT)
De: "Teller"
Assunto: Fury
Para: "Brian Allen Brushwood" 
Meu querido filho bastardo, 
É sobre o tempo que você escreveu, meu rapaz. 
Agora, acalme-se. Lembre-se de algumas coisas. 
Eu tenho 47. Fui ganhando a vida no show business por vinte anos. Tenho vindo a fazer mágica desde que eu tinha cinco anos, o que torna 42 anos de tempo. E eu tive a sorte de (a) encontrar Penn e (b) tornar-me um sucesso off-Broadway no momento exato no tempo certo.
Quando começamos, não tinha estilo, não entendíamos nós mesmos ou o que estávamos fazendo. Tivemos sentimentos, aquelas idéias vagas, uma sensação do que nós gostamos, talvez, mas não do ponto de vista unificado, e não até mesmo uma forma real de exprimir a nossa parceria. Nós brigamos constantemente e esperávamos romper a cada semana. Mas nós fizemos algumas coisas, coisas que eu acho que você pode tirar proveito do conhecimento:

Nós amamos o que fazíamos. Mais do que qualquer coisa. Mais do que sexo. Absolutamente. 
Nós sempre sentimos como se todos os shows fossem a coisa mais importante no mundo, mas sabíamos que se explodisse uma bomba, que iríamos sobreviver. 
Nós não começamos como amigos, mas como pessoas que respeitavam e se admiravam mutuamente. Crucial, absolutamente crucial para uma parceria. Assim que pudemos pagar, deixamos de morar juntos. Igualmente crucial. 
Fizemos um juramento solene de não aceitar qualquer trabalho fora do show business. Nós pegamos dinheiro emprestado dos pais e amigos, em vez de assumir um trabalho letal de servir mesas. Isto forçou-nos a aceitar qualquer trabalho que nos era oferecido. Nada. Certa vez, fizemos um show no meio da Benjamin Franklin Parkway, na Filadélfia, como parte de um desfile de moda em uma noite quente de julho, enquanto em todo o nosso palco havia uma corrida de carruagens em pleno andamento. Isso é o quão sério nós levávamos o nosso voto. 
Entre no palco. Muito. Experimente coisas. Dê o seu melhor golpe e mantenha. Se ele está lá em seu coração, ele acabará por encontrar o seu caminho para fora. Ou você vai desistir e ter uma prudente, e contente vida fazendo outra coisa.

Penn vê as coisas de modo diferente do que eu faço. Mas eu realmente sinto como se as coisas que criamos juntos não são coisas que projetamos, mas as coisas que descobrimos, como se, em certo sentido, elas  sempre estivessem em nós, esperando para ser revelada, como a figura de Mercúrio esperando em um áspero pedaço de mármore. 
Tenha heróis fora da mágica. Os meus são Hitchcock, Poe, Sófocles, Shakespeare e Bach. Você está convidado a os pegar emprestado, mas você tem que aprender a amá-los pelas suas próprias razões. Então, eles vão empurrá-lo na direção certa. 
Aqui está um segredo de composição. É tão óbvio e simples, você vai dizer para si mesmo: "Este homem está de sacanagem comigo." Eu não estou. Esta é uma das coisas mais fundamentais em toda a composição de um filme para cinema e ainda mágicos não sabem nada disso. Pronto? 
Surpreenda-me.

É isso aí. Coloque 2 e 2 na frente do meu nariz, mas me faça pensar que eu estou vendo 5. Em seguida, revele-me a verdade, 4!, E me surpreenda. 
Agora, não me subestime, como o resto dos mágicos do mundo. Não se engane em pensar que eu nunca vi um conjunto de anéis que se ligam antes e vou dizer: 'oh estou atordoado, pois você pode "ligar" elas'. Mentira. 
Veja como funciona a surpresa. Enquanto segura a minha atenção, você colheta informações para o enredo básico. Alimente-me pouco a pouco. Faça-me tentar descobrir o que está acontecendo. Direcione-me na direção. Jogue em um final falso. Em seguida, vire-a e me faça virar. 
Eu faço o velho truque da agulha. Eu chamo um cara o palco, que examina as agulhas. Eu as engulo. Ele as procura em minha boca. Elas se foram. Eu o dispenso, e ele deixa o palco. O público pensa que o truque acabou. Então, eu tiro o fio para fora. "Haha! Fio dental!" eles exclamam. Eu como o fio dental. Em seguida, os espertos começam a dizer: "Não fio, linha. Agulhas. Linhas e agulhas. OH meu Deus! Ele vai enfiar a linha na agulha..." E pelo tempo que eles estão para fora e brilhando ao sol. 
Leia Rouald Dahl. Assista os velhos episódios de Alfred Hitchcock. Surpresa. Colete informações. Faça os dizer: "O que diabos ele está fazendo? Onde é que isto vai?" e não dê pistas para onde está indo. E quando ele finalmente chegar lá, deixe-o lá. Um final.
Levei OITO ANOS (você está ouvindo?) Oito anos para chegar a uma maneira de executar The Miser's Dream que leve a surpresas e a um final. 
Amar algo além da mágica, nas artes. Inspire-se com um determinado poeta, cineasta, escultor, compositor. Você nunca vai ser o primeiro Brian Allen Brushwood da mágica, se você quer ser Penn & Teller. Mas se você quer ser, digamos, o Salvador Dali da mágica, há uma espaço para isso.

Eu deveria ser um editor de filme. Eu sou um mágico. E se eu sou bom, é porque eu deveria ser um editor de filme. Bach deveria ter escrito ópera ou teatro. Mas em vez disso, ele trabalhou no século XVIII em contraponto. É por isso que seus contrapontos têm muito mais pontos. Eles têm paixão e enredo. Shakespeare, por outro lado, deve ter sido um músico, escrevendo contraponto. É por isso que suas peças se destacam dos outros, através de seu enredo e música. 
Estou cansado agora. Eu tenho escrito para você, meu querido filho bastardo, por 45 minutos apenas porque, hoje, eu estou lembrando que à noite eu conheci sua mãe, no Rio, durante o Carnaval ... ah! ... E como nós amamos! 
TELLER


Sem dúvida, lendo estas palavras, você me colocou no caminho de onde eu estou hoje. Para quem quiser ganhar a vida fazendo algo artístico, espero que suas palavras sejam tão úteis para você como eles eram para mim.

Obrigado novamente, Teller.


Original: Brian Brushwood - Bizarre Magic
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...