Leonardo Martins - Mentalista

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Como funciona a memória: 10 Coisas que a maioria das pessoas pensam errado

É comum dizer que uma pessoa é a soma de suas memórias. Sua experiência é o que faz você ser quem você é.

Apesar disso, a memória é geralmente mal entendida, e é por isso que muitas pessoas dizem que tem "memória ruim". Isso é em parte porque as analogias que fazemos com um computador não são exatas. A memória humana é muito mais complicada e sutil do que a memória residente em nossos laptops, tablets ou telefones.

Aqui está um guia de 10 pontos para a psicologia da memória (que é baseada em um capítulo do perito em memória da UCLA, professor Robert A. Bjork)



"Se nós lembrássemos de tudo na maioria das vezes, é como se não tivéssemos nos lembrando de nada"
~William James

1. Memória não diminui


Todo mundo já experimentou a frustração de não ser capaz de lembrar um fato de cabeça. Poderia ser o nome de alguém, o termo em Inglês para "prefeitura" ou onde o carro está estacionado.

Assim, parece óbvio que a memória cai, como o fruto em uma árvore. Mas a pesquisa tende a não apoiar este ponto de vista. Em vez disso, muitos pesquisadores acham que, de fato, a memória tem uma capacidade ilimitada. Tudo é armazenado lá, mas, sem ensaio, as memórias tornam-se mais difíceis de acessar. Isto significa que não é a memória que "cai", mas a capacidade de recuperá-la.

Mas onde na terra é o ponto do cérebro que lembra de tudo mas não se lembra mais como acessá-la? Aqui está o porquê:


2. Esquecer ajuda a aprender 


A idéia de que o esquecimento ajuda a aprender parece um contra-senso, mas pense da seguinte maneira: imagine que você criou um cérebro que pode lembrar e recordar tudo. Quando o incrível cérebro tentasse se lembrar onde estacionou o carro, ele imediatamente iria trazer à mente todas os estacionamentos que você já tenha visto, então ele teria que classificar por lote.

Obviamente, o único que interessa é o mais recente. E este é geralmente o caso para a maioria das nossas memórias. Os acontecimentos recentes são geralmente muito mais importantes do que as que aconteceram há muito tempo atrás.

Para fazer o seu cérebro super-rápido e mais útil no mundo real, você teria que construir algum sistema para descontar velhas informações, informações não-úteis. Na verdade, é claro, todos nós temos um desses super-cérebro com um sistema de descarte: chamamos isso de "esquecimento".

É por isso que o esquecimento ajuda a aprender: como a informação menos relevante se torna inacessível, estamos naturalmente deixando a informação que é mais importante para a nossa sobrevivência diária.


3. Memórias "perdidas" podem voltar 


Há um outro lado para o fato das memórias não se deteriorarem. É a idéia de que, embora as memórias possam se tornar menos acessíveis, elas podem ser revividas.

Mesmo as coisas que você por muito tempo não foi capaz de lembrar ainda, estão lá, esperando para serem "acessadas". Experimentos têm mostrado que até mesmo informações que há muito se tornaram inacessíveis ainda podem ser revividas. Na verdade, elas podem ser mais rapidamente re-aprendidas que uma nova informação.

É como o fato de que você nunca esquece como andar de bicicleta, mas não se aplica apenas para as habilidades motoras, também se aplica às memórias.


4. Recordar memórias, as altera


Embora seja fundamental para a memória, a idéia de que a recordação altera memórias parece intuitivamente errado. Como recordando uma memória pode mudar ela?

Bem, só por recordar uma memória, ela torna-se mais forte em comparação a outras memórias. Vamos mostrar isto através de um exemplo. Digamos que você voltou para um aniversário especial da sua infância e se lembra de ter ganhado uma nave espacial de Lego. Cada vez que você lembrar desse fato, as outras coisas que você tem do seu aniversário nesse dia se tornam mais fracas ao serem comparadas.

O processo de recordação, então, é, na verdade, a construção ativa do passado, ou pelo menos as partes de seu passado que você possa se lembrar.

Embora este seja apenas o começo. Falsas memórias podem, potencialmente, serem criadas por este processo de falsamente recordar o passado. Na verdade, os psicólogos têm implantado experimentalmente falsas memórias.

Isto levanta a idéia fascinante que efetivamente nós mesmos criamos, escolhendo quais memórias vamos recordar.


5. A memória é instável 


O fato de que o simples ato de recordar memórias escolhidas já significa que ela é relativamente instável. Mas, as pessoas tendem a pensar que a memória é relativamente estável: esquecemos o que já foi esquecido e por isso achamos que não vamos esquecer, no futuro, o que hoje conhecemos.

Isto significa que os alunos, em particular, subestimam o quanto de esforço será necessário para decorar um material na memória. E eles não são os únicos. Isto leva a ...


6. O viés de previsão


Todos devem ter experimentado isso. Você tem uma idéia que é tão importante que você acha que é impossível que você jamais vá esquecer. Então, você não dá importância em escrevê-lo. Dentro de dez minutos você a esqueceu e nunca mais volta. Vemos a mesma coisa no laboratório.

Em um estudo realizado por Koriat e Bjork (2005), voluntários aprenderam pares de palavras como 'lâmpada', e, em seguida, foram solicitados a estimar quão provável é que elas seriam capazes de responder a 'lâmpada' quando mais tarde for dada a palavra "luz" . Eles apresentaram um grande excesso de confiança e essa é a razão do viés da previsão. Quando eles recebem "luz", mais tarde, todos os tipos de outras coisas vieram à mente, como 'bulbo' ou 'sombra', e a resposta correta não foi tão fácil de lembrar como eles previram.


7. Quando lembrar é fácil, o aprendizado é baixo 


Sentimo-nos inteligentes quando recordamos algo instantaneamente e estúpidos quando demora muito tempo. Mas, em termos de aprendizagem, devemos sentir exatamente o oposto. Quando algo vem à mente rapidamente, ou seja, nós não tivemos trabalho para recuperá-lo, nenhuma aprendizagem ocorre. Quando temos que trabalhar duro para trazê-lo à consciência, algo legal acontece: nós aprendemos.

Quando as memórias das pessoas são testadas, mais trabalho que elas fizeram para construir, ou a re-construir a memória alvo, eventualmente a memória torna-se mais forte. É por isso que técnicas adequadas de aprendizado sempre envolvem testes, porque apenas olhando para a informação não é bom o suficiente: a aprendizagem precisa de recordação esforçada.


8. Aprender depende muito do contexto


Você já reparou que quando você aprende algo em um contexto, como a sala de aula, torna-se difícil lembrar quando há mudanças de contexto?

Isso acontece porque o aprendizado depende muito de como e onde fazer isso: depende de quem está lá, o que está em torno de você e como você aprende.

Acontece que as pessoas a longo prazo aprendem melhor a informação quando elas são expostas a isso de maneiras diferentes e em contextos diferentes. Quando o aprendizado depende muito do conteúdo, ele não é bem transmitido e nem dura tanto ao longo dos anos.

Eu tinha um amigo na Universidade, que jurou que ficar em pé sobre uma cadeira ou contra uma parede ajudava a rever a matéria. Eu costumava rir dele, mas tinha método em sua loucura.


9. Memória, recarregando


Se você quer aprender a jogar tênis, é melhor passar uma semana aprendendo a sacar, a semana seguinte, o forehand, a semana seguinte o backhand, e assim por diante? Ou você deve misturar tudo com saques, forehands e backhands todos os dias?

Acontece que, para retenção de longo prazo, as memórias são mais facilmente lembradas, se o aprendizado for misturado. Isto é verdade tanto para aprendizado motor, como jogar tênis, como para memória declarativa, como qual é a capital da Venezuela (não precisa googlar: é Caracas).

O problema é que esse tipo de aprendizado é pior para começar. Se você praticar seu saque e, em seguida, mudar rapidamente para o forehand, você "esquece" como sacar. Então, você sente que as coisas estão indo pior do que se você apenas praticar o saque repetidamente. Mas, a longo prazo, este tipo de combinação e correspondência-aprendizagem funciona melhor.

Uma explicação do porquê isso funciona é chamado de "hipótese de recarregamento". Cada vez que alternar as tarefas, temos que 'recarregar' a memória. Este processo de recarga, reforça o aprendizado.


10. Aprendizagem está sob o seu controle


O resultado prático desses fatos sobre a memória é que muitas vezes subestimam o quanto temos de controle sobre a nossa própria memória.

Por exemplo, as pessoas tendem a pensar que algumas coisas são, pela sua natureza, mais difícil de aprender, e assim elas desistam. Entretanto, técnicas como o uso de diferentes contextos, alternar entre as tarefas de reconstrução e tarefas extenuantes de memórias podem ajudar a aumentar a retenção.

As pessoas também tendem a pensar que o passado é fixo e não pode ser alterado. Mas, como nos lembramos do passado, e pensamos sobre isso, pode ser mudado. Recordando as memórias de maneiras diferentes pode nos ajudar a re-interpretar o passado e nos colocar em um caminho diferente no futuro. Por exemplo, estudos têm mostrado que as pessoas podem não se lembrar tanto de memórias negativas e dolorosas se focarem mais nas memórias positivas (Levy & Anderson, 2008).

Resumindo, nossa memória não é tão pobre como nós costumamos imaginar. Ela pode não funcionar como um computador, mas é isso que a torna ainda mais fascinante para compreender e experiência.


Fonte: Psy Blog
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Um comentário:

alan disse...

foooodaaaa p caramba!o interessante que choca é que se voce muda como "ve o mundo" logo sua memoria muda de valor que serve para seu presente, se controlar seus pensamentos voce controla parte da memoria, e ate suas emoçoes apartir dai!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...