Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 10 de novembro de 2012

Por que é quase impossível fazer cócegas em si mesmo

Quando alguém está fazendo cócegas em você, há sensações inesperadas sobre a pele, e isto é que cria a sensação de cócegas



Por Daven Hiskey
Para Today I Found Out

Acontece que é muito difícil fazer cócegas em si mesmo, porque o seu cérebro antecipa coisas acontecendo em torno de você, a fim de ajudar a acelerar o seu tempo de resposta. Mais tecnicamente, o cerebelo controla os movimentos do corpo e também pode distinguir entre sensações esperadas e inesperadas, geralmente resultando na diminuição ou sensações completamente descartadas quando são esperadas, preparando a atenção para os imprevistos.

Portanto, o seu cérebro está ativamente antecipando sensações de toque. Quando ele está fazendo isso, também está ativamente descartando sensações que considere sem importância, como quando você está digitando e significativamente ignora a sensação de toque em seus dedos para que você não se aperceba, a menos que você conscientemente pare para pensar sobre isso. Esse mesmo tipo de coisa que acontece quando você tenta fazer cócegas em si mesmo.

Pesquisadores da University College London testaram isto fazendo a varredura dos cérebros de indivíduos quando a palma de suas mãos era tocada por si mesmos ou por pesquisadores. A varredura do cérebro revelou que quando o toque foi produzido externamente, o córtex somatossensorial (envolvido no processamento das sensações) e o cingulado anterior (envolvido no processamento do prazer), partes do cérebro reagiram mais fortemente do que quando o contato foi produzido pelos próprios pesquisados. Nestes casos, o cérebro utilizou a informação que tinha, neste caso, os movimentos motores do dedo e braços e a informação visual para antecipar o toque.

Curiosamente, os resultados de um outro estudo mostram que a resposta interna, mesmo antecipada, se aplica quando os pesquisados manipulam um robô, que por sua vez controla um outro robô para tocar as palmas das mãos do sujeito. Isso só é verdade, porém, quando o toque associado do segundo robô acontece imediatamente. Quando isso acontece, o cerebelo envia informações sobre a sensação que esperar para o córtex somatossensorial. Com esta informação, algum mecanismo desconhecido cortical é acionado que inibe a sensação de cócegas de ativação.

No entanto, se o toque subsequente robotizado de forma retardada, mesmo atrasada por tão pouco como um 1/5 de um segundo, os indivíduos sentiram sensações mais fortes de toque, semelhantes à quando o toque não foi auto-produzido. Ao introduzir o atraso, ele efetivamente enganado o cérebro a pensar que o toque foi causada externamente, em vez de causado internamente,​​e por isso não inibe a sensação de cócegas.

De maneira clara, você não pode fazer cócegas em si mesmo porque não há nenhum elemento surpresa. Seu cérebro está usando os vários dados sensoriais internos de que dispõe para prever exatamente o que vai acontecer com base em seus movimentos e dados visuais. Quando a reação antecipada e a reação atual se alinham, seu cérebro diminui ou mesmo, por vezes, descarta completamente a sensação do resultado dessa ação. Por outro lado, quando alguém está fazendo cócegas em você, há sensações inesperadas sobre a pele, e isto pode resultar na sensação de cócegas.

Fonte: TIFO
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...