Leonardo Martins - Mentalista

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SteamPunk


Em minhas pesquisas sobre a Era Vitoriana, inspiração para minhas rotinas de Mentalismo, esbarrei com um gênero de literatura e movimento muito, muito interessante. O SteamPunk, nas palavras de Bruno Accioly:

"SteamPunk é um movimento cultural espontâneo, engajado e multimedia, cuja característica mais fundamental é uma abordagem fantasiosa da estética do Século XIX, através de qualquer forma de expressão, em uma realidade alternativa onde as conquistas científicas e tecnológicas da Belle Époque teriam alcançado sucesso que de fato jamais alcançou.

Em obras SteamPunk notórios personagens históricos interagem com personagens fictícios de romances de 1800, carruagens a vapor dividem seu espaço nas ruas com cavalos guiados por autômatos cheios de engrenagens aparentes. Em obras SteamPunk dirigíveis colossais dividem os céus com aviões impossíveis que jamais voaram na vida real e a magia da eletricidade recém descoberta começa a ser posta a prova por homens brilhantes em toda parte.

O resultado carismático de qualquer obra SteamPunk é atraente, sobretudo, por conta de que este produto cultural representa uma caricatura retrofuturista de um presente que todos conhecemos muito bem. O SteamPunk é uma tentativa de transportar uma série de elementos tecnológicos para uma época tão maravilhosa e ao mesmo tempo tão sombria quanto o momento em que vivemos.

Talvez por isso, profissionais de inúmeras disciplinas vêm usando o SteamPunk como inspiração ou como tema central de suas obras, sejam elas indumentária, cenografia, ilustrações, pinturas, esculturas, websites, livros, quadrinhos, animações, propagandas, séries de TV, cinema e, recentemente, eventos, projetos arquitetônicos e até casamentos inspirados no gênero.

Ao contrário do que se poderia esperar, em um mundo onde movimentos de nicho ocorrem como resultado de um produto de mídia como “Guerra nas Estrelas” ou “O Senhor dos Anéis”, o movimento SteamPunk não começa com o lançamento de um produto ou franquia. Trata-se de um movimento que vem eclodindo desde a Década de 80, quando surge na literatura, ganha forças na Europa na Década de 90 e, no início do Século XXI, crece nos EUA e no Brasil em decorrência do uso da Internet como meio de comunicação.

Há alguns anos, a resposta para “O que é SteamPunk?” seria: “SteamPunk é um sub-gênero da literatura de ficção científica”. Tal definição, entretanto, envelheceu mal, e não atende a realidade dos fatos. O SteamPunk, no alvorecer da primeira década deste novo Século se transforma em movimento legítimo por força da produção cultural de massa, sem qualquer chancela corporativa, sem um único dono, sem restrições e sem fronteiras.

É por estes motivos que o SteamPunk é uma tabula rasa, um quadro em branco, um campo fértil para a criação original de obras executadas em diferentes formas de expressão, cada qual manifestando um diferente corte desta realidade fantástica, cada um usando o SteamPunk como premissa para contar uma história."

Links:
SteamPunk
Vapor Marginal
SteamCast

(Foto do post: capa do livro Vapor Punk, coletânia de contos da Língua Portuguesa sobre o gênero: Recomendo.)
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Um comentário:

Antônio disse...

o estilo steampunk é muito maneiro: os livros, a roupagem, a arte e etc. pena q ainda não é tão difundido no brasil como deveria,mas um dia a gente chega lá.
valew pelo post!muito bom!
a explicação do accioly é perfeita e completa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...