Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Percepção e Imaginação

Quando você olha para a imagem de uma maçã no monitor do seu computador...


A maçã existe em dois lugares: no monitor e no seu cérebro. A percepção designa o ato pelo qual tomamos conhecimento de um objeto do meio exterior. Se você fechar os olhos e imaginar uma maçã, existe uma maçã, mas em um só lugar - em seu cérebro.

É útil ter palavras para descrever as várias maças. A maçã que está no mundo vamos chamar de maçã do mundo real (real-world-object).

A maçã que está no cérebro tem dois nomes que são ligeiramente diferentes:

Um deles é o "modelo mental" (mental model) , que é a identificação de um objeto em sua mente.

O segundo é o "conjunto de células" (cell assembly), que é como muitos neurocientistas pensam em bases biológicas de um conceito ou ideia.

Um conjunto de células é um conjunto de neurônios que, quando ativado como um grupo, provoca um correspondente modelo mental de uma percepção consciente.

Este conceito de conjunto de células não está ainda provado, é uma hipótese. Embora ninguém jamais viu ou demonstrou um conjunto de célula , as evidências estão se acumulando.

Talvez o argumento mais forte sobre a existência do conjuntos de células seja as gravações de neurônios individuais em animais e humanos. Vamos imaginar que somos capazes de gravar os dados a partir de todos os neurônios do cérebro de alguém . Quando a pessoa vê ou imagina uma maçã, todos os neurônios no conjunto de células "maçã " ficam ligados (têm uma alta taxa de potencial de ação), enquanto outros neurônios estão desligados. Se um objeto diferente é visto ou imaginado, um conjunto de células diferentes é ativado. Este experimento é impossível com a tecnologia atual, uma vez que, no máximo, cerca de 100 neurônios podem ser gravados ao mesmo tempo. Podemos, no entanto, gravar até cerca de 100 neurônios em um momento com pessoas ou animais em experimentos.

Aqui está o que o modelo conjunto de célula prevê durante a gravação de um número limitado de neurônios: Durante a apresentação da maioria dos estímulos, todos os neurônios registrados permanecerão quietos. Em algumas ocasiões, um estímulo particular irá "ligar" um dos neurônios. O neurônio que é ativado será ativado sempre que o sujeito vê o mesmo objeto, mas não outros objetos. O neurônio também será acionado quando o sujeito pensar no objeto .

 Este experimento foi realizado por um grupo de cientistas da UCLA e foi publicado em 2009 na revista Science. Dezenas de neurônios foram gravados simultaneamente em pacientes à espera de uma neurocirurgia. O experimento consistiu em mostrar ao sujeito pesquisado uma gama de clipes de vídeo . Alguns dos neurônios (cerca de 10 %) se "ligaram" de uma forma confiável a algumas partes dos videoclipes. Na primeira parte do experimento, era mostrado ao paciente uma série de clipes de vídeo, para ver se algum dos neurônios "era ligado". Na segunda parte do experimento, os pacientes foram convidados a recordar de memória qualquer um dos clips de vídeo que tinham visto e dizer o nome quando se lembrava deles.

O vídeo abaixo, mostra os resultados de um único neurônio, em ambas as partes do experimento . Você ouve um "pop" para cada potencial de ação. O traço branco de rolagem é um gráfico de taxa de disparo do neurônio. Este neurônio é ativado seletivamente por um vídeo de "Os Simpsons" . O primeiro de 3/4 de vídeo (até 01:35 ) é correspondente a primeira parte do experimento, quando uma série de clipes de vídeo é mostrada. O segmento seguinte, a partir de 1:35 até o final, é da segunda parte do experimento, quando o sujeito foi convidado a recordar os clipes que ele tinha visto. Você pode ver que este neurônio é altamente seletivo para "Os Simpsons", em ambas as partes do experimento.



Embora esse resultado seja precisamente o que o modelo conjunto de células prevê, não é uma prova de que a hipótese do modelo conjunto de células esteja correta.

As noções de conjuntos de células e modelos mentais são simplificações de processos muito complexos. No entanto, alguns neurocientistas sentem que capturam a essência da percepção e da imaginação. Estes são os primeiros passos na compreensão de como o cérebro funciona. Enquanto estes experimentos apoiam estas concepções, eles não são conclusivos. Nós ainda não entendemos a experiência subjetiva da consciência. Embora a ativação de um conjunto de células leva à percepção consciente, não temos ideia de como isso acontece.

Fonte: BrainFacts mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...