Leonardo Martins - Mentalista

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Estas 4 reações químicas vão deixar você de queixo caído


#1 – Ácido bromídrico




Se você gosta de imagens com um toque psicodélico, vai adorar conhecer esse experimento que resulta em cores fortes e um movimento surpreendente. O conceito químico da Reação de Belousov-Zhabotinsky é a explicação para o fenômeno que você vê no vídeo acima. Trata-se de uma “reação química oscilante” durante a qual a transição dos íons dá origem aos complexos padrões que podem ser vistos a olho nu.

Para conseguir o resultado, basta misturar algum tipo de bromo em uma solução ácida para termos uma reação química impressionante. O ácido transforma o bromo em brometo (que apresenta uma cor diferente), que rapidamente volta a sua forma de bromo. É justamente essa transição repetitiva que dá origem aos desenhos ondulados que duram por vários minutos.

#2 – Sulfito de sódio, ácido cítrico e iodato de sódio




Existe uma reação química conhecida como Reação de Harcourt-Esson que transforma quase que instantaneamente líquidos transparentes em uma mistura preta. Esse fenômeno – também conhecido como Relógio de Iodo – é obtido a partir da combinação de sulfito de sódio, ácido cítrico e iodato de sódio nas proporções certas. Conforme mostra o vídeo, o resultado acontece em poucos instantes.

Esse fenômeno é formado por uma série de reações que consomem cada uma das substâncias. Quando o sulfito de sódio é completamente consumido, a mistura fica imediatamente preta. Ao equilibrar novamente os ingredientes é possível reverter a reação.



Existe uma variante desse fenômeno que é conhecida como a Reação de Briggs-Rauscher, que utiliza diferentes ingredientes e fórmulas. Com uma combinação alternativa é possível conseguir misturas que alternam repetitivamente entre tons de amarelo e azul, como você vê no vídeo acima.

#3 – Triboluminescência




A triboluminescência é um fenômeno que consiste em cristais que emitem luz quando são moídos. Um dos melhores elementos químicos para fazer esse experimento é conhecido como europium tetrakis. Ao contrário do que se pode imaginar, enquanto os cristais são esmagados, não é liberado nenhum tipo de eletricidade ou calor. O que acontece, na verdade, é que a energia mecânica empregada sobre os cristais é transformada em luz.



Outro elemento bastante comum que também pode sofrer triboluminescência é o açúcar, como você pode conferir no vídeo acima. O exato mecanismo responsável pelo fenômeno ainda está sendo investigado, mas algumas teorias acreditam que a quebra das estruturas causa separação das cargas que, por sua vez, liberam energia quando se recombinam. Essa energia é capturada pelos átomos mais próximos e liberada em forma de luz.

#4 - Tiocianato de mercúrio e dicromato de amônio




O tiocianato de mercúrio é um pó branco totalmente inócuo e de aparência inofensiva. No entanto, a substância se transforma completamente quando entra em contato com o fogo. Como é possível ver no vídeo acima, a decomposição da substância resulta em uma estrutura retorcida que mais lembra uma criatura maligna e é popularmente como Serpente do Faraó.



Outra substância que reage de maneira surpreendente em contato com o fogo é o dicromato de amônio. Originalmente de cor alaranjada, o elemento químico se decompõe rapidamente resultando em labaredas impressionantes e uma grande quantidade de cinzas, o que lembra a imagem de um vulcão em erupção.


Fonte: Mega Curioso mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...