Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 14 de setembro de 2013

Metrônomos Acoplados

Assista a 32 metrônomos dessincronizados entrarem em sincronia em questão de minutos.


Se você colocar 32 metrônomos sobre uma superfície estática, e configurá-los para balançar fora de fase um com o outro, eles vão permanecer assim "indefinidamente".

Coloque-as sobre uma superfície móvel, no entanto, e uma coisa muito interessante (e hipnotizante) acontece.



Os metrônomos neste vídeo perdem energia com o tempo. A energia que vem do movimento de um metrônomo afeta o movimento de cada metrônomo em torno dele, enquanto o movimento de todos os outros metrônomos afetam o movimento do nosso metrônomo de volta. Toda essa "comunicação" inter-metranomos é facilitada pela superfície, que serve como meio de troca energética entre todos os metrônomos. Os metrônomos neste vídeo (se você quiser falar de maneira mais técnica: osciladores) estão "acoplados".

A Física e Matemática de osciladores são realmente relevantes para uma variedade de fenômenos físicos, incluindo a transferência de energia por som e condutividade térmica. Para uma explicação mais detalhada de como isso funciona, e como criar o seu próprio experimento, veja este excelente vídeo do físico de Matéria Condensada, Adam Milcovich.

Fonte: io9 mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...