Leonardo Martins - Mentalista

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Linguagem Corporal no Local de Trabalho

Por Ashley Crouch
Para Verily Magazine

Adoro observar as pessoas. Elas nunca deixa de me fascinar. Seja qual for a razão, é minha propensão para ir além da superfície das pessoas, não apenas para ouvir o que elas dizem, mas por quê elas dizem isso. Então, eu estava emocionada quando a especialista em linguagem corporal, Carol Kinsey Goman, autora do novo livro, The Truth About Lies in Workplace, escreveu um ensaio na publicação de jun/jul da Verily Magazine sobre os segredos da linguagem corporal para as mulheres para ajudá-las a ter sucesso em suas carreiras.

Estudos indicam que cuidados precisos no reforço na comunicação verbal com sinais não-verbais pode levar sua mensagem mais longe, especialmente no local de trabalho. Na verdade, sinais não-verbais causam mais de quatro vezes o impacto sobre as primeiras impressões do que quaisquer palavras que dizemos. [link].

Vive la différence! Goman afirma que homens e mulheres falam línguas diferentes, especialmente as não-verbal. Isso é importante como ponto de partida antes de tentar dominar o seu próprio estilo de linguagem corporal. Embora não haja um estilo de comunicação certo ou errado, é importante entender os ambientes onde o gênio feminino de uma mulher pode ter a vantagem.

As mulheres tendem a se destacar nos ambientes de trabalho colaborativo, onde a capacidade de ouvir, inclusão e empatia são fundamentais e que os homens são vistos como mais bem sucedido em ambientes onde tem prioridade um forte sentimento de determinação. Os homens normalmente aproximam as pessoas do lado, enquanto as mulheres se aproximar pela frente. Homens escutam ativamente com um mínimo de contato com os olhos ou feedback em uma poker face verbal, por assim dizer, enquanto mulheres mantém contato com os olhos e balançam a cabeça como sinais de resposta.

Quando nós, mulheres, estamos nervosas, podemos recorrer a pequenos tiques, e às vezes estes minam uma persona assertiva. Alguns exemplos são: enrolar o cabelo, alisá-lo, colocá-lo atrás dos ouvidos, passar as mãos através do cabelo. Estes sinais com o cabelo são comumente associados ao flerte no namoro. Simplificando, isso ser uma distração no local de trabalho. Para evitar essa armadilha na comunicação, use um pouco de spray de cabelo para domar os fly-aways, e fazer um esforço para não brincar com o cabelo.

Não seja uma cabeça de balanço. Pense no cãozinho animal de estimação que você tinha quando era criança. Quando o filhote está curioso sobre algo, ele inclina a cabeça para olhar para você. As mulheres fazem isso também, e isso pode ser bonitinho, mas de acordo com Goman, é também um sinal de submissão. Quando inclinar a nossa cabeça ao ouvir alguém, podemos transmitir compaixão ou receptividade, mas também pode transmitir fraqueza e podemos não ser levado tão a sério como uma líder. Portanto, tente olhar para a frente!

Quantas vezes você já esteve em uma sala lotada e tentou falar com uma pessoa só para ver seus olhos encararem você, enquanto ela estava olhando para a próxima pessoa a falar? É imprudente e, sinceramente, sinaliza que a pessoa está fechada para suas idéias. Evite essa armadilha, mantendo um olhar direto, que transmite presença, e a confiança que temos. Para ajudá-la, intencionalmente tente sempre lembrar a cor dos olhos da pessoa.

Fale baixo ou alto? De acordo com Goman, as mulheres geralmente usam cinco tons verbais quando falam enquanto homens usam em média 3 tons. Podemos usar o tom de voz para transmitir nossas emoções, mas também nossos pensamentos. Muitas vezes, nós mulheres, aplicamos tons nas frases finais, quase como se estivéssemos fazendo uma pergunta, quando na verdade estamos fazendo uma declaração. Para garantir que as nossas instruções declarativas permaneçam assertivas, Goman sugere, "usar o arco autoritário, em que a sua voz começa em uma nota, sobe de tom com a frase e desce de volta no final."

Cada ambiente de trabalho exige diferentes modus operandi, é claro, mas os truques de Goman são úteis para ganhar mais respeito e nutrir relações mais produtivas de trabalho. Então por que não guarda estas pequenas jóias e começa lentamente implementá-las no trabalho? Talvez elas possam ajudá-la a conquistar aquela promoção que você sempre sonhou. Como mostra a pesquisa de Goman, podemos falar muito sem dizer uma palavra.


Fonte (com adaptações): Verily Magazine mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...