Leonardo Martins - Mentalista

terça-feira, 16 de abril de 2013

Neurocinema

Cansado de ver filmes chatos? Ouça o seu neocórtex.


Por Bruno Garattoni e Diogo Gomes
Para Revista Super Interessante

Você lê uma resenha no jornal, ou aceita a sugestão de um amigo, e vai ao cinema ver aquele filme que acaba de estrear. E aí vem a frustração: não é que o filme é chato pra caramba? Mas um estudo feito pela Universidade de Nova York mostrou que é possível determinar, cientificamente, se um filme é interessante ou não. Basta olhar o cérebro de quem está assistindo.

Enquanto um grupo de 45 voluntários assistia a trechos de filmes e séries de TV, os cientistas mediam sua atividade cerebral com um aparelho de ressonância magnética. Somando e comparando os dados, eles conseguiram determinar qual porcentagem do neocórtex cada filme estimulou – quanto maior o estímulo, mais o espectador está prestando atenção. E os resultados mostraram diferenças impressionantes.

“Para fazer sucesso, o filme tem que ativar todas as regiões [do cérebro]”, explica o neurocientista Uri Hasson, autor do estudo. Ele diz que os estúdios de Hollywood poderiam testar o impacto cerebral de seus filmes antes de lançá-los. Mas abre uma exceção para as obras mais cabeçudas. “Nos filmes de arte, europeus, os diretores tendem a deixar ambiguidades no ar. Nesses casos, uma falta de controle sobre a atividade cerebral pode ser positiva”, explica.


Blockbusters do cérebro - Os vídeos que mais excitam os neurônios 


1. “Bang! You’re Dead”

Autor: Alfred Hitchcock O mestre do suspense “consegue orquestrar a resposta de muitas partes do cérebro. É uma comprovação neurocientífica de sua capacidade de manipular os espectadores”, afirma o estudo.




2. “Três homens em conflito” 

Autor: Sergio Leone Apesar da bela fotografia e da presença de Clint Eastwood, o ponto forte desse clássico do faroeste é outro: o som. De todos os filmes analisados, ele foi o que mais estimulou as partes do cérebro ligadas à audição.





3. “Curb your Enthusiasm” 

Autor: Larry David Estrelada pelo co-autor de Seinfeld, a série de TV não empolgou. Segundo os cientistas, isso acontece porque ela é gravada de improviso, sem roteiro – e essa falta de estrutura dispersa a atenção do cérebro.





4. Gente passando na rua 

Os voluntários também assistiram a um vídeo sem edição, que mostra pessoas andando a esmo na rua. Um tédio só – comprovado por seu baixíssimo impacto nas áreas do cérebro que processam estímulos visuais e auditivos.







Agradeço a Valeska Coutinho pela dica do post.


Fonte: Super Interessante mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...