Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 6 de abril de 2013

Cientistas japoneses lêem sonhos em tempo real

Uma equipe de cientistas japoneses descobriu uma forma de descodificar os sonhos analisando a atividade cerebral de um grupo de voluntários através de imagens de ressonância magnética. Segundo o estudo publicado esta semana na revista Science, foram bem-sucedidos em cerca de 60% dos casos.



Esta é a primeira vez, de acordo com os investigadores, que se consegue ler, a nível mundial, o que as pessoas vêem enquanto dormem. Os especialistas dos ATR Computational Neuroscience Laboratories, em Kyoto, identificaram a parte do cérebro activada durante os primeiros minutos do sono e, em seguida, acordaram os voluntários para saber o que tinham sonhado. O processo foi repetido 200 vezes.

Mediante as respostas, a equipe comparou os mapas cerebrais produzidos pela ressonância magnética. Os investigadores seleccionaram palavras-chave relacionadas a objectos ou cenas visuais e inseriram-nas numa base de dados organizada em grupos lexicais – as palavras "casa", "hotel" e "prédio", por exemplo, foram agrupadas.

Análise da actividade cerebral foi através de imagens de ressonância magnética


Segundo o artigo publicado, as tentativas seguintes de prever o que os participantes tinham visto durante os sonhos registaram uma taxa de sucesso de 60%, subiu para os 70% quando se tratava de itens específicos.

O estudo centrou-se na fase transitória entre estar acordado e adormecer, para que fosse possível realizar um número maior de observações, acordando os participantes com frequência para que pudessem relatar o que viam durante o sono.

O próximo passo destes cientistas é em 'prever' outras experiências vivenciadas durante os sonhos, nomeadamente cheiros, cores e emoções, além das histórias completas sonhadas pelos indivíduos.

Esta investigação insere-se num programa de estudos sobre o cérebro que está a ser financiado pelo governo japonês. A equipa acredita que a tecnologia poderá vir a ajudar pessoas a moverem membros artificiais com o seu próprio cérebro e surgir como uma possível solução para a demência ou outras doenças cerebrais.

Texto Original: Ciência Hoje mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...