Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cartaz com 'olhos' inibe furtos de bicicletas, diz estudo

Roubos de bicicleta foram evitados por cartazes com a imagem de olhos em locais de estacionamento, segundo pesquisadores britânicos. 


Uma equipe da Universidade de Newcastle, no nordeste da Grã-Bretanha, decidiu testar a teoria de que as pessoas se comportam melhor quando acham que estão sendo observadas.

A equipe de Newcastle monitorou os roubos de bicicletas de todos os estacionamentos do campus para ter um número de controle. Depois, eles colocaram cartazes com os olhos em três locais, deixando os outros sem os pôsteres.

Por dois anos eles estudaram as taxas de roubo bicicletas do campus e perceberam uma queda de 62% naquelas em que havia cartazes. Nas que não receberam as imagens, os roubos aumentaram 63%. A ideia também está sendo testada em diversas estações de trem pela Polícia do Transporte Britânico.

Bom comportamento 


O experimento foi inspirado em estudos feitos pelos mesmos cientistas em 2006 e 2010. No primeiro, eles perceberam que as pessoas colocavam mais dinheiro em uma caixinha de doações na presença dos cartazes com olhos do que na presença de objetos comuns, como um vaso de flores.

O segundo estudo mostrou que as pessoas em um refeitório tinham mais tendência a limpar suas mesas quando viam olhos as "observando".

"Qualquer coisa que pudermos fazer para reduzir o nível de roubos no campus é bem-vindo. Eu acompanhei os trabalhos anteriores dessa equipe e achei que poderiam fazer a diferença no crime, então decidi sugerir esse experimento", disse Ken Nott, o vice-diretor da equipe de segurança da universidade. "Os resultados foram claros e agora nós colocamos essas imagens em todos os estacionamentos de bicicletas no campus."

O pesquisador responsável pelo experimento, professor Daniel Nettle, do Centro de Comportamento e Evolução da Universidade, disse que ainda não há uma explicação clara para os resultados. Ele acredita, no entanto, que a sequência de experimentos fornece um "grande número de provas de que as imagens de olhos podem ter um impacto no comportamento".


"Achamos que a presença dos cartazes com olhos pode encorajar o comportamento cooperativo. Nós nos importamos com o que as pessoas pensam de nós e como resultado nos comportamos melhor quando sentimos que estamos sendo observados."


A pesquisa foi divulgada na publicação científica internacional Plos One.

Fonte: BBC mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...