Leonardo Martins - Mentalista

quinta-feira, 14 de março de 2013

Este é o seu Cérebro da Linguagem Corporal

Por Carol Kinsey Goman
Para Forbes

Para termos uma visão sobre a linguagem corporal de orgulho e vergonha, os cientistas estudaram o comportamento de partidas de judô nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2004. Os concorrentes eram representados por 30 países (incluindo a Argélia, Taiwan, Ucrânia e Estados Unidos). O relatório da pesquisa, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, afirmou que a linguagem corporal de atletas cegos e com visão mostraram os mesmos padrões.

Sua conclusão foi a de que, uma vez que indivíduos cegos congênitos não poderiam ter aprendido os aspectos não-verbais de orgulho e vergonha  vendo os outros, esses sinais de vitória e derrota provavelmente são respostas biológicas inatas que evoluíram ao longo do tempo. Estas reações não-verbais são também universalmente controladas pelo cérebro límbico.

Aqui é como o cérebro límbico é colocado na teoria do cérebro trino:

O cérebro reptiliano, o mais velho dos três sistemas cerebrais, consiste no tronco cerebral e cerebelo. Ele controla as funções vitais do corpo como a frequência cardíaca, a respiração, a temperatura corporal e equilíbrio. Como o cérebro reptiliano está principalmente preocupado com a sobrevivência física, desempenha um papel crucial na reprodução, dominância social, e na criação e defesa do território.

O cérebro cortical (com seus dois grandes hemisférios cerebrais) é o mais novo sistema do cérebro e da sede do nosso pensamento consciente. O córtex pré-frontal atua como o "executivo" do cérebro. Ele lida com atividades como a linguagem, análise e elaboração de estratégias. Nós usamos o cérebro cortical ao organizar nossos pensamentos, estabelecimento de metas, fazer planos e resolver problemas complexos.

O cérebro límbico está no meio dos cérebros de reptiliano e cortical (tanto em termos de evolução quanto localização física). Ele inclui a amígdala, hipocampo, giro-cingulado, córtex orbital frontal, e ínsula. O sistema límbico, em particular, a amígdala (uma região em forma de amêndoa, que está localizado em frente do hipocampo, em roxo na figura), é a primeira parte do cérebro para receber informações emocionais e reagir a elas. Como tal, o amídala atua como o "sistema de alarme" para o cérebro, trazendo todos os estímulos recebidos (físico e psicológico) para decidir se é ou não é ameaçador. Ele tende a ficar excitada em proporção à força de uma resposta emocional - e, por sinal, a excitação de perigo vem mais rápido, e com intensidade muito maior do que uma excitação a uma recompensa potencial.

Um ponto crucial para se lembrar, é que em negócios, como em nossa vida social, as emoções são os principais fatores na tomada de decisões. Nossos processos lógicos são muitas vezes apenas justificativas racionais para as decisões emocionais. E, porque as decisões mais emocionais são feitos sem deliberação consciente, o impacto em nós com o imediatismo e a força de um imperativo límbico do cérebro - desconsiderado, sem aviso prévio, e na maioria dos casos, é impossível de resistir.

O cérebro límbico é mais responsável por julgamentos de valor, e é o cérebro límbico que desempenha o papel fundamental em toda a comunicação não-verbal. Um fato que explica por que (ainda que há muitos sinais de linguagem culturalmente influenciadas pelo corpo) a exibição não-verbal de um atleta na vitória e derrota, e todos os outros sinais límbicos induzidos de linguagem corporal são os mesmos em todo o mundo.

Você pode observar o cérebro límbico em ação em todo o ambiente de trabalho pelo globo:

Um funcionário vê um amigo e imediatamente levanta as sobrancelhas, e seus olhos se arregalaram em reconhecimento.

Um membro da equipe reage à um notícia angustiante cavando a sua parte superior do corpo abaixando a cabeça.

O vencedor de um prêmio em uma conferência toca a base de seu pescoço em surpresa e alegria.

Os lábios de um executivo comprimem quando pressionado a responder a uma pergunta indesejada.


Todas essas respostas não-verbais podem ser observadas se você está em São Paulo, Cingapura ou San Francisco.


Foto: Seção coronal do cérebro humano. Amígdala está colorido de roxo. (Crédito da foto: Wikipedia)

Fonte: Forbes mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...