Leonardo Martins - Mentalista

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Palácio das Memórias - Técnica de Memorização

Esta é a técnica que eu uso para memorizar cartas de um baralho, mas a sua aplicação não se limita a isso: pode ser usada para memorizar qualquer coisa.


O "Palácio das memórias" ou o "Método de loci" é uma técnica de memorização. Ela foi documentada no séc. V a.C., mas sua origem é possivelmente anterior a ela. A técnica tem sido usada por estudiosos, sacerdotes e políticos por milhares de anos para ajudá-los a lembrar grandes quantidades de texto e informação.

O Palácio das memórias associa imagens mentais com locais específicos. Era a técnica usada por oradores para memorizar discursos e histórias antes dos livros.

Não, não é uma técnica nova. Na verdade é famosa desde o Séc. V a.C..


Veja como funciona:


1. Escolha um local específico que é muito familiar para você. Você precisa ser capaz de dividir este lugar em vários segmentos ou cômodos. Por exemplo, a sua casa de infância é uma boa escolha, ou usar uma rua que você conheça como a palma da sua mão. Usando esses pontos de referência irá ajudá-lo a se lembrar de cada item.

2. Faça uma lista de itens ou pontos que você precisa lembrar. Visualize você se movendo através do seu local escolhido, atribua a cada item da sua lista a uma sala específica ou edifício.

3. Crie uma imagem única mental para cada item e sua localização. Quanto mais louca for a imagem, mais provável ela ser "mantida em seu cérebro". O cérebro ama novidade, e evoluiu para chamar sua atenção de coisas estranhas em caminhos conhecidos. Você pode, ainda, conectar um cheiro ou um som com a imagem. Adicionando outros sentidos para a sua imagem irá torná-la mais fácil de ser lembrada.

4. Quando você quiser se lembrar de sua lista, passe mentalmente pelo local escolhido, e visualize cada um dos itens como se você se movesse por esse espaço.


A técnica aproveita a maneira como nosso cérebro evoluiu para memorizar coisas: 
Objetos marcantes em caminhos.

Essa técnica de memorização é a base de tudo que é usado pelos competidores de memorização. Da próxima vez que tiver que decorar um texto, uma lei, ou uma lista de compras, associe uma imagem a cada palavra chave de um artigo ou parágrafo. Essa técnica faz milagres.


A memória é uma habilidade que você pode fortalecer e melhorar, 

mas é preciso prática.



Abaixo, um exemplo: as imagens que o ícone da memorização da década de 60, Harry Lorayne, usava para as cartas de um baralho.


Aqui vai um vídeo curto com o principal da técnica:




Vídeo feito com a ajuda do meu amigo, Roney Belhassof.

Bibliografia principal:
Harry Lorayne - Super Power Memory
Joshua Foer - A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo

Fonte: Marbles
Foto: Flickr
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...