Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sete mitos sobre produtividade, desmascarados pela ciência (e senso comum)

O objetivo final de "produtividade" é gastar menos tempo fazendo as coisas que você tem para fazer e mais tempo para as coisas que você quer fazer. É claro que, se você seguir cada aconselho sobre produtividade, você provavelmente gasta mais tempo movendo documentos e e-mails do que realmente fazendo qualquer coisa. Necessitando simplificar a sua rotina? Vamos pôr fim a alguns tópicos comuns de produtividade de uma vez por todas.

Por Alan Henry
Para Life Hacker

Mito 1: Você tem que se levantar cedo para realizar qualquer coisa


O mito de que você pode milagrosamente resolver todos seus problemas de produtividade, forçando-se a ser uma pessoa matutina é uma de longa data. Tudo começou quando o biólogo Christopher Randler publicou um estudo onde apontou que os madrugadores são realmente mais produtivos. Em seguida, ele defendeu o estudo da Harvard Business Review. Um monte de "madrugador = mais produtivo" conversou sobre isso, mas na realidade ele apenas conclui que as pessoas que acordam cedo estão em uma atitude mais pró-ativa, e, portanto, dispostas a enfrentar mais coisas ao longo do dia. Seus resultados podem ser facilmente explicados por considerar que a maioria de nós é levada a acreditar que acordar cedo equivale a ter um dia inteiro para conseguir um monte de coisas feitas.

Um estudo publicado em 2011 na revista Thinking & Reasoning é o que devemos realmente lembrar: que a chave para ser produtivo e criativo (que o estudo divide em dois tipos diferentes de atividade) é trabalhar nas horas que são melhores para você. Se você é um “pássaro madrugador” (ou alguém forçado a uma programação antecipada por causa do seu trabalho), pegue suas tarefas difíceis e mais problemáticas mais cedo, quando você é mais produtivo. Em seguida, na parte da tarde, quando seu ritmo começa a diminuir, é hora de desacelerar e passar o tempo sendo criativo. O inverso aplica-se a quem acorda tarde ou pessoas que trabalham melhor à tarde ou à noite. Simplificando, você terá mais tempo se você se levantar cedo ou trabalhar até mais tarde, quando ninguém está por perto para distraí-lo, mas isso não significa necessariamente que irá torná-lo mais produtivo.

Mito 2: Poder através de suas baixas


Outro mito popular sobre produtividade (que está felizmente diminuído nos últimos anos) é que a melhor maneira de passar por uma queda de energia pessoal é se forçando através dela. A verdade é exatamente o contrário: um estudo antigo (1972, na verdade), publicado no Jornal Personality and Social Psychology, desmascarou essa idéia há muito tempo atrás, e afirmou que sua força de vontade é limitada e devemos usá-la com sabedoria.

Para usar uma analogia: chicoteando um cavalo você fica com menos velocidade cada vez que você fizer isso. Em vez disso, você deve trocar as marchas e fazer outra coisa, ou fazer pausas reais, dando uma oportunidade de recarregar. Infelizmente, a maioria dos ambientes de trabalho não são muito favoráveis a isso, mas não é impossível trabalhar em um projeto paralelo por um tempo, ou apenas sair do escritório e dar um passeio antes de voltar para o que estava fazendo. Um estudo de 2009 pela Sociedade de Gestão de Recursos Humanos publicado na Harvard Business Review levou essa idéia a um passo adiante, e propôs que fosse obrigatório os empregados ficarem um tempo fora e longe do escritório por causa dos ganhos de produtividade.

Mito 3: Múltiplos monitores Aumentam/diminuem a produtividade


Estamos enganados aqui porque estamos jogando nos dois lados deste mito, mas aqui é a verdade: várias telas melhoram a sua produtividade dependendo inteiramente do que você faz e como você trabalha. Uma série de artigos há vários anos acreditavam na idéia de que vários monitores nos tornam mais produtivos, mas os estudos foram baseados em algo muito diferente. Aqui está o que eles realmente disseram:

- Um estudo de 2005 feito pela Consultoria Pfeiffer sobre produtividade com multi-monitores foi encomendado pela Apple, e feito para coincidir com o lançamento do monitor de 30 polegadas da Apple, o então novo Cinema Display. O estudo concluiu que, na verdade, o tamanho da tela era mais importante do que o número de monitores.

- Um estudo semelhante de 2008, feito pela Universidade de Utah, encontrou resultados semelhantes, mas deve-se notar que o estudo foi encomendado pela NEC Display Solutions. Os resultados, entretanto, foram de som, assim como a metodologia: no final, para pessoas que trabalham com texto ou planilhas, uma tela maior ou duas telas maiores fizeram as pessoas mais produtivas do que um monitor menor.

- A própria Microsoft lançou um estudo datado em 2003, para o mesmo efeito, onde vários monitores estavam de alguma forma, postos em uma tela maior, que era a verdadeira chave para a produtividade.

Em muitos desses estudos, a campanha de marketing foi a de por vários monitores em vez de uma tela maior, porque telas maiores ou não existiam ou eram extremamente caras. Era simplesmente mais realista sugerir às pessoas que recebessem duas telas de 24 "ao invés de tentar encontrar uma tela de 30".

Então, qual é a verdade? Simples: para a maioria das pessoas que fazem bastante textos ou planilhas com tarefas baseadas em poucos aplicativos abertos, o tamanho da tela é mais importante do que o número de monitores. Para as pessoas que precisam de delimitação entre os aplicativos em execução, janelas ou espaços de trabalho, o número de monitores importa mais do que o tamanho da tela. Descubra o que isso significa para você, encontre um grande negócio, e compre de acordo com sua necessidade.

Mito 4: A sobrecarga de Internet/Informação está nos tornando estúpidos, assim se desconecte para fazer as coisas


Você vai ouvir esse refrão de um número grande de pessoas, mais comumente, a fim de venderem livros para você. Nicholas Carr e Clay Johnson propõem que a internet está mudando a forma de pensar e absorver informações e com isso aprendemos pouco, pois voltamos para a internet para fazer qualquer pesquisa, ao invés de aprender e pensar de maneira crítica. Posteriormente, somos bombardeados com mais dados do que realmente é útil.

Há alguma verdade nessa teoria, e nós tomamos um olhar mais atento para separar o fato da ficção no início deste ano. No entanto, não é a internet que está nos tornando estúpidos. Em 2011, um estudo da Universidade da Columbia, publicado na revista Science, examinou os efeitos do Google na memória e concluiu que sim, muitos de nós escolhemos pesquisar informações que precisamos ao invés de buscá-lo pela memória. A intenção do estudo não é chamar a desgraça e ficar melancólico sobre o que isso significa sobre a inteligência humana.

O mito real aqui reside na interpretação dos dados científicos, e não os dados em si. Quando convidado a recordar a velocidade do som de cabeça, Albert Einstein explicou que, grosso modo, "não busco tais informações em minha mente, pois estão facilmente disponível em livros." A internet é o mesmo caminho que aprendemos a ter sem tomar cuidado em memorizar informações, porque sabemos que podemos acessar mais a qualquer momento. A desvantagem é que, quando nós fazemos, nós obtemos mais dados do que precisamos. Mais uma vez, cabe a nós a pensar sobre isso, ao invés de jogar fora uma ferramenta valiosa por causa de uma receita sobre produtividade escrita para nós por outra pessoa.

Mito 5: É impossível trabalhar de verdade em casa/em um Café /livraria/fora do escritório


Se você está lendo Lifehacker há algum tempo, você sabe que somos defensores enormes de trabalho remoto, mas este mito ainda persiste, especialmente nas mentes dos gerentes e funcionários de RH que ainda acreditam que "se eu não posso vê-los, eles não estão trabalhando”. Felizmente, a ciência está do nosso lado. Pesquisadores da Universidade de Stanford analisaram 500 funcionários de uma agência de viagens na China, com mais de 12.000 funcionários no total, e mesmo depois de algumas semanas, os funcionários que estavam trabalhando em casa mostraram sinais definitivos de aumento de produtividade. Seus resultados do estudo estão disponíveis gratuitamente para leitura, para quem duvidar da metodologia.

Outro estudo, publicado na edição de dezembro do Journal of Consumer Research tem uma abordagem diferente, e observa que o ruído leve ou barulho de uma loja de café, nos torna mais produtivos. Muito ruído, como o furor em um escritório, por exemplo, (especialmente os que acontecem dentro de cubículos) pode ser um assassino de produtividade, mas trabalhar em casa ou em um espaço com leve movimentação de público pode fazer maravilhas para o nosso trabalho. É claro, a evidência anedótica também abunda. Trabalhar em casa ou em loja de café tem seus próprios desafios, mas muitas vezes os benefícios superam as desvantagens. Tal como acontece com Mito n º 1, você deve fazer o que funciona melhor para você. Se você trabalha melhor em um escritório, faça isso todo dia. Se você trabalha melhor em casa, convença o seu chefe a deixá-lo tentar.

Mito 6: Classificação e organização é a solução para sobrecarga de emails


Se você estiver olhando para sua caixa vazia de e-mails, você pode passar o dia todo ordenando e organizando seus e-mails em pastas, mas isso não é realmente ser produtivo, não é? Lembre-se: o objetivo de qualquer método ou dica de produtividade é dar-lhe mais tempo para fazer as coisas que você precisa fazer, para não perder horas em nome da produtividade. Um estudo da Universidade da Califórnia em Santa Cruz (encomendado pela IBM) concluiu que as tecnologias de e-mail chegaram a um ponto em que as mensagens de arquivamento podem realmente tornar mais difícil encontrar e-mails, e mais importante, desperdiça seu precioso tempo...

Nós tocamos nesse assunto antes, e sugerimos que você deve apenas procurar mensagens quando você quer encontrá-las em seu lugar. O estudo não concluiu isso, o estudo observou que era simplesmente mais eficiente pesquisar uma mensagem quando for necessário, ao invés de percorrer pastas atrás de uma mensagem. Então, o que você realmente faz? O estudo observa que os métodos de acesso oportunos são os melhores para recuperar e-mails que você precisa. Resumo, isso significa que esse método é o que lhe dá mais oportunidade de encontrar o ponto exato que você está procurando.

Simplificando: reduzir o volume de e-mail cancelando a assinatura de porcarias, automatizar e filtrar todo o possível (serviços como Unroll.me e Boomerang ajudam), manualmente organizar pequenas coisas que precisam de um toque pessoal, e arquivar/apagar tudo o resto. Então, deixe o resto para busca. Dessa forma, você obtém o melhor dos dois mundos: uma caixa de entrada limpa e organizada, que pode cuidar de si mesma, e que você pode pular através de sua caixa de entrada e se livrar de qualquer outra coisa muito rapidamente. Se você precisa encontrar alguma coisa, é uma pesquisa rápida de distância, e as classificações podem fazer essas pesquisas um pouco mais fáceis. Alguns filtros podem percorrer um longo caminho, e não leva muito tempo para configurar.

Mito n º 7: [Técnica Insert de Produtividade] vai resolver tudo e lhe faz uma pessoa feliz e produtiva com mais tempo livre.


Esta não é sobre lógica, a ciência necessariamente pesada, mas não podemos salientar que é suficiente. Primeiro de tudo, há uma técnica de produtividade que funciona para todos. O mito, porém, é que é a mesma técnica de produtividade. Alguns métodos de produtividade são favorecidos por profissões específicas (muitos codificadores e criativos preferem a técnica pomodoro, mas eu conheço gerentes de projetos e diretores que preferem GTD, e administradores de sistemas e técnicos que preferem pessoalmente a Kanban). Mesmo se você não pode encontrar um que trabalhe por conta própria, nós mostramos métodos de produtividade para você construir um remix que funciona para você.

No final do dia, o método de produtividade que funciona para você é o que você vai realmente usar. Não tente encaixar um método em seu fluxo de trabalho porque alguém acha que é o caminho a percorrer. Se você é um gerente de projeto e você acha que GTD é muito pesado, tente Kanban. Se você quiser ter elementos de ambos e misturá-los para que eles trabalhem para você, você pode fazer isso também. Se o seu sistema está fora de controle, volte ao básico e comece de novo. A coisa importante para lembrar é que o seu método de produtividade deve poupar tempo e energia para que você possa se concentrar na tarefa que está em suas mãos. Se você gastar mais tempo organizando do que realmente fazendo algo, você está perdendo tempo. Produtividade é sobre começar a trabalhar, para que você possa parar de trabalhar e fazer as coisas que você quer fazer, não sobre passar o dia todo movendo documentos de uma caixa para outra.

Mais uma vez, esses mitos de produtividade apenas arranham a superfície do que vemos e lemos postado em blogs de produtividade por toda a web todos os dias. Somos mesmo culpados por alguns deles. Independentemente disso, faça uma pesquisa mais profunda do que há por trás de cada afirmação, olhando para as conclusões reais dos estudos, em vez de olhar o que os outros concluíram com base no estudo. Como muitas coisas, a produtividade não é uma abordagem “mesmo tamanho para todo mundo”. É altamente individual, e cada pedaço de conselho que você leia, incluindo a nossa, deve ser considerado como tal.

Fonte: Life Hacker mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...