Leonardo Martins - Mentalista

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Pensar cansa. Mesmo!

Cientistas provam que cansaço mental não é desculpa de gente preguiçosa


Super Interessante

Sabe quando você está estudando ou trabalhando e precisa dar uma paradinha para descansar? Não se sinta culpado. Existe uma explicação científica para isso.

A psicóloga Katlen Vohs, da Universidade de Minnesota, chamou dois grupos de estudantes para uma série de testes de raciocínio – como prêmio, ambos iriam ganhar um pequeno brinde. Só que o segundo grupo teve o privilégio de escolher esse brinde num catálogo, antes de começar.

Parece uma bobagem, mas causou efeitos profundos: os voluntários do segundo grupo cometeram mais erros e desistiram mais rápido. Tudo porque, segundo uma nova teoria, o cérebro tem uma capacidade limitada de tomar decisões, que vai sendo gasta ao longo do dia – até chegar a um ponto em que a mente precisa parar, e ficar em repouso, para recuperar o desempenho original. É a mesma coisa que acontece com os músculos durante um exercício físico. “Ainda não sabemos dizer qual parte do cérebro se cansa, nem quanto tempo ele pode pensar antes de se cansar”, diz o psicólogo Natham Novemsky, da Universidade Yale.

Mas os cientistas já descobriram algumas coisas que aumentam a resistência da cachola. E ter um cérebro malhado também pode ajudar a evitar situações embaraçosas. Durante os testes, os pesquisadores prepararam um suco bem ruim, com gotas de vinagre, e o deixaram em cima da mesa enquanto entrevistavam os voluntários. As pessoas que foram expostas a situações de cansaço mental beberam mais – com a mente exausta, nem prestaram atenção no que estavam tomando.

3 dicas para dar mais fôlego ao seu cérebro

1. Coma sem culpa

Cientistas americanos descobriram que, quando as pessoas não comem o que querem (para fazer dieta, por exemplo), o cérebro fica frustrado – e desiste 50% mais rápido de tarefas difíceis.

2. Solte as emoções

Dois grupos de voluntários foram chamados para assistir a uma comédia – e depois fizeram uma prova de inglês. O grupo que foi proibido de rir teve um desempenho 33% pior.

3. Acredite no seu taco

Pessoas mais auto-confiantes, que tomam decisões mais rápido, conseguem pensar por até 40% mais tempo.

(Matéria da revista “Super Interessante” – dezembro/2008)

Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Um comentário:

ReiBranco disse...

Go Fazer uso das Dicas, e Evitar o Congestionamento :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...