Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 1 de dezembro de 2012

Meditação parece produzir mudanças duradouras no processamento emocional no cérebro

Um novo estudo descobriu que a participação em um programa de treinamento de 8 semanas, a meditação pode ter efeitos mensuráveis ​​sobre como o cérebro funciona mesmo quando alguém não está ativamente meditando. 


Em seu relatório na edição de novembro na Human Neuroscience, pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), Boston University (BU), e diversos outros centros de pesquisa também constatou diferenças desses efeitos com base no tipo específico de meditação praticada.

"Os dois tipos diferentes de treinamento de meditação participantes do nosso estudo concluídos rendeu algumas diferenças na resposta da amígdala - uma parte do cérebro conhecida por décadas para ser importantes para a emoção - para imagens com conteúdo emocional", diz Gaëlle Desbordes, PhD , um pesquisador do A. Athinoula Martinos Centro de Imagens Biomédicas em MGH e no Centro de BU para Neurociência Computacional e Tecnologia Neural, autor do relatório. "Esta é a primeira vez que o treinamento de meditação tem sido demonstrado que afetam o processamento emocional no cérebro do lado de fora de um estado meditativo."

Os participantes do estudo que completaram a 8 semanas do curso de formação em meditação reduziram a atividade na amígdala direita (estrutura em destaque) em resposta a imagens emocionais, mesmo quando não meditando. (Crédito: Gaëlle Desbordes, PhD, Martinos Centro de Biomedical Imaging, Massachusetts General Hospital)

Vários estudos anteriores têm apoiado a hipótese de que o treinamento de meditação melhora a regulação emocional dos praticantes. Enquanto os estudos de neuroimagem descobriram que a formação de meditação pareceu diminuir a ativação da amígdala - uma estrutura na base do cérebro que é conhecida por ter um papel no processamento da memória e da emoção - essas alterações foram apenas observados quando os participantes do estudo faziam meditação. O estudo foi desenhado para testar a hipótese de que o treinamento de meditação também pode produzir uma redução generalizada de resposta a estímulos emocionais na amígdala , mensuráveis ​​por imagem de ressonância magnética funcional (fMRI).

Os participantes se inscreveram em uma investigação maior sobre os efeitos de duas formas de meditação, baseados na Universidade de Emory, em Atlanta. Adultos saudáveis, sem experiência em meditação, participaram de oito semanas de cursos em qualquer meditação com atenção consciente - a forma mais comumente estudada, que se concentra em desenvolver a atenção e a consciência da respiração, pensamentos e emoções - e meditação da compaixão, uma forma menos estudada que inclui métodos destinados a desenvolver bondade e compaixão por si mesmo e para os outros. Um grupo de controle participou de um curso de 8 semanas de educação em saúde.

Dentro de três semanas antes do início e três semanas após a conclusão do treinamento, 12 participantes de cada grupo viajou para Boston para fazer imagens do cérebro nas instalações do Centro de Martinos state-of-the-art de imagem. As varreduras do cérebro foram realizadas com os voluntários vendo uma série de 216 imagens diferentes - 108 por sessão - de pessoas em situações com um conteúdo positivo, negativo ou neutro emocional. A meditação não foi mencionada nas instruções de imagem aos participantes, e os investigadores confirmaram mais tarde que os voluntários não tinha meditado enquanto estavam no scanner. Os participantes também completaram avaliações de sintomas de depressão e ansiedade antes e depois dos programas de treinamento.

No grupo de atenção consciente, os exames após o treinamento do cérebro mostraram uma diminuição na ativação na amígdala direita em resposta a todas as imagens, apoiando a hipótese de que a meditação pode melhorar a estabilidade emocional e da resposta ao estresse. No grupo de meditação da compaixão, a atividade da amígdala direita também diminuiu em resposta a imagens positivas ou neutras. Mas, entre aqueles que relataram praticar a meditação da compaixão com mais frequência fora das sessões de treinamento, a atividade da amígdala direita tenderam a aumentar em resposta a imagens negativas - tudo que mostrava alguma forma de sofrimento humano. Nenhuma mudança significativa foi observada no grupo de controle ou na amígdala esquerda das participantes do estudo.

"Nós achamos que essas duas formas de meditação cultivam diferentes aspectos da mente", explica Desbordes. "Desde que a meditação da compaixão é projetada para melhorar os sentimentos de compaixão, faz sentido que poderia aumentar na amígdala a resposta ao ver pessoas sofrendo. O aumento da ativação da amígdala também foi correlacionada com escores de depressão e diminuíram no grupo de meditação da compaixão, o que sugere que ter mais compaixão para com os outros pode também ser benéfico para si mesmo. Em geral, estes resultados são consistentes com a hipótese abrangente que a meditação pode resultar em mudanças benéficas e duradouras na função cerebral, especialmente na área de processamento emocional. "


Fonte: Science Daily
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...