Leonardo Martins - Mentalista

domingo, 28 de outubro de 2012

O Estado de Transe - Sono

O sono fisiológico é um estado alterado de consciência, onde se dão fenômenos similares aos do transe hipnótico

Por Manoel
do Blog Estudos Psicológicos


Um Transe? Logo nos toma uma sensação aversiva, pela vulgaridade do termo; "Em nossa subjetividade existe uma certa confluência com a magia, o espiritismo, a feitiçaria; um comportamento escuso e de reação jacosa. "... Em termos gerais, diz-se que o transe é um estado alternativo de consciência...

Nos primórdios da história formal da hipnose, pensava-se que o transe era um estado patológico, ou no mínimo implicava em se ter uma mente débil. Em termos modernos, é um estado em que as faculdades mentais críticas - a razão e a lógica, estão temporária e parcialmente suspensas e a pessoa está imaginando e sentindo mais do que pensando.

Neurofisiologicamente, define-se como um estado em que o sujeito está funcionando sob o predomínio de seu cérebro direito. O sono fisiológico é outro estado alternativo de consciência, onde se dão fenômenos similares aos do transe (alucinações, perda de noção do tempo, etc.) que dependem da atividade do cérebro direito. "Em vigília, estamos sob o predomínio do cérebro esquerdo."(Robles,T.)

Muito nos motiva as pesquisas voltadas para a natureza autônoma do sono, porque sabemos que essa natureza pode ser estimulada pela hipnose, ou seja, depreendemos que um procedimento adequado, por via de um estado de transe, pode resultar numa terapêutica bem sucedida.

Descobrimos que inúmeras habilidades neurais se evoluem na determinação de resoluções de dificuldades do organismo biológico e do psiquismo. Portanto, seria oportuno abrirmos aqui um parênteses para descrever o esforço de compreender esse facinante mundo adormecido: (revista Mente Cérebro - ed. especial, 32)

"Em 1865, o químico alemão Friedrich August Kekulé (1829-1896) acordou de um sonho estranho: imaginou uma serpente formando um círculo e mordendo a própria cauda. Como muitos de seus colegas da época, ele vinha trabalhando com fervor para descrever a estrutura química do benzeno. O sonho da serpente, diz a história, o ajudou a concluir que essa estrutura tinha a forma de anel. Essa ideia abriu o caminho para uma nova compreensão da química orgânica e rendeu a Kekulé um título de nobreza na Alemanha."

Embora a maioria de nós não esteja interessada em estruturas químicas nem em se tornar nobre, há algo indiscutivelmente familiar no método de solução de problemas de Kekulé. Quer se trate de decidir estudar numa faculdade específica, aceitar uma oferta de trabalho desafiadora ou pedir alguém em casamento, 'dormir e pensar no assunto' parece propiciar a clareza de que precisamos para resolver o quebra-cabeça da vida.

O sono nos apresenta respostas, porque enquanto estamos dormindo tranquilamente nosso cérebro está ocupado processando informações coletadas durante a vigília. Ele repassa as memórias recém-formadas, as ordena e as grava de forma que façam sentido no dia seguinte. Uma noite de sono pode tornar essas impressões mnênicas mais resistentes à enxurrada de novos acontecimentos, permitindo recuperá-las no futuro. Além de fortalecer nossas lembranças, durante o sono o cérebro adormecido examina com cuidado os dados novos, selecionando aqueles que vale a pena guardar.

Continua...
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...