Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 20 de outubro de 2012

A hora dos mortos-vivos

O canadense Wade Davis passou 3 anos da década de 80 no Haiti tentando entender a lenda dos zumbis. Ele corrobora a teoria de que um veneno é responsável por colocar as pessoas no estado de transe e catalepsia.


Por Yuri Vasconcelos para Mundo Estranho
Edição de dezembro de 2010

A origem do mito tem forte ligação com o vodu, praticado no Caribe

Parecido com o Candonblé , o vodu mistura elementos de rituais africanos com o cristianismo. É bastante popular em ilhas do Caribe, especialmente no Haiti. Durante suas cerimônias, as pessoas dançam, entram em transe e incorporam entidades chamadas loas. E comem animais sacrificados! Entre os praticantes, há feiticeiros chamados bokos, que seriam capazes de ressuscitar cadáveres e torná-los trabalhadores braçais sem vontade própria. A ciência já desvendou essa magia: trata-se de um pó venenoso, que deixa a vítima catatônica.

Receita Malígna

O pozinho "levanta-defunto" tem de tudo: ossos humanos pulverizados, lagartos, a carcaça de um sapo venenoso (Bufo marinus) e o verme aquático Polychaeta. Mas o "filé" são dois peixes marinhos. Um deles é o baiacu, que contém uma neurotoxina chamada tetrodotoxina. Todos esses bichos são grelhados e depois triturados em um pilão.

Nos anos 40, houve uma campanha contra a prática do vodu no Haiti. Mas a religião acabou reconhecida oficialmente em 1987


Ele morreu?

O "pó de zumbi" é aplicado sorrateiramente na vítima: nas costas ou no sapato. A tetradotoxina é absorvida pela pele e, como toda neurotoxina, afeta o sistema nervoso - neste caso, provocando paralisia, imobilidade e perda de consciência. Daí vem a ilusão de morte aparente.

Eu sou seu mestre

Após o enterro, o feiticeiro vai ao cemitério recuperar o corpo. Algum tempo depois, o efeito da tetrodotoxina passa e aí o boko tem que gastar a sua lábia: ele precisa convencer a pessoa de que a reanimou, tornando-a um zumbi e, portanto, seu escravo. Ainda confusas, muitas vítimas acabam caindo nesse papo.

A origem do termo "zumbi" é incerta, mas estudiosos imaginam que ele se derive de "nzambi" ou "nzumbi", que significam "divindade" ou "espírito ancestral" em dialetos do oeste da África


Zumbi dos palmares

Outra razão de o mito ter surgido no Haiti é que esse foi o primeiro país das Américas a abolir a escravidão, em 1794, e o primeiro país negro a se tornar independente em 1804. Os zumbis, então, seriam usados pelos grandes fazendeiros como substitutos dos escravos.

Postes Relacionados:
Rituais mágicos repetitivos e demorados são considerados mais eficazes
Religiões e Hipnose
Hipnose em Igrejas 
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...