Leonardo Martins - Mentalista

domingo, 23 de setembro de 2012

Se você quer ser pago pelo seu trabalho freelance

"... então o acesso a ferramentas já não é suficiente. Todo mundo tem que competir com acesso a uma câmera, um teclado, uma guitarra. Só porque você sabe como usar um pedaço de software ou um dispositivo não significa que não é um amador que estaria disposto a fazê-lo gratuitamente, ou um que estaria disposto a fazê-lo por menos.

então ... dizer "Como você se atreve" não é mais uma maneira útil de convencer a noiva de seu amigo para se afastar, pedindo para tirar fotos do casamento; ou conseguir o apoio de um local público, para colocar o seu flyer de gala; ou para se manter como uma estrela do rock convidando voluntários para o palco.

... então você deve encontrar e liderar uma tribo, construir uma base de pessoas que querem que você, e somente você, e estariam dispostos a pagar por isso.

... então você precisa desenvolver habilidades e uma reputação dessas habilidades que deixam de maneira clara (o suficiente) para as pessoas que uma solução amadora não seria bom o suficiente, porque você é muito melhor e que vale muito mais.

... então você deve se escolher, e se reservar, e se divulgar, e ficar de pé, e fazer o seu trabalho, e fazê-lo de uma forma para a qual não há substitutos.

É verdade, se alguém quer um trabalho profissional, então ele vai ter que contratar profissionais. Mas também é verdade que amadores estariam felizes em fazer o trabalho que profissionais seriam contratados para fazer, o melhor (e único) caminho para ser pago é redefinir a própria natureza do trabalho profissional.

A escassez é uma grande coisa para aqueles que possuem algo que é escasso. Mas quando a escassez vai embora, você vai precisar mais do que isso."


Seth Godin é um pensador americano, e escritor de livros bestsellers sobre marketing (ciência que estuda produtos e suas relações com os consumidores). Um gênio que prevê, com 10 anos de antecedência, mercados e tendências.

Posts relacionados:
Citação da semana: Eugene Burger
O quanto do que você faz é...
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...